URUGUAIANA JN PREVISÃO

aedes aegypti

Uruguaiana confirma quinto caso de Dengue

imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Quadro da doença no município

Na manhã desta sexta-feira 16/02, foi confirmado mais um caso de Dengue em Uruguaiana. Trata-se de um homem de 34 anos, que reside no Bairro Centro e estava em viagem ao Paraguai. Ele realizou o exame em laboratório privado na última quarta-feira, 14/02. De acordo com o homem, os sintomas iniciaram ainda durante a viagem, no dia 25 de janeiro.

Em 2024, Uruguaiana registrou 43 casos suspeitos de dengue, sendo cinco confirmados - com esse novo caso -, 22 descartados e 16 em investigação. Destes, três são mulheres e um homem. Três residem no bairro Centro e um no bairro Nova Esperança. Todos os casos confirmados foram importados de outras cidades, ou seja, a doença não foi adquirida no município. As duas primeiras pacientes confirmadas com dengue neste 2024 eram mãe e filha, de 41 e 13 anos, respectivamente. O exame atestou positivo no dia 16 de janeiro. Atualmente existem 11 casos suspeitos, entre eles a vítima fatal.

Em 2023, o município teve 34 casos confirmados, 233 descartados e nenhuma morte pela doença.

Morte suspeita

Emerson Pedro Morais Spat, de 48 anos, deu entrada Unidade Pronto Atendimento de Uruguaiana, na tarde o dia 8/2, com sintomas de infecção intestinal. De acordo com Newton Spat, irmão da vítima, na noite do mesmo dia o homem foi levado para o Hospital Santa Casa de Uruguaiana onde apresentou sintomas de dengue hemorrágica e foi entubado com insuficiência renal. Emerson teve uma parada cardíaca e faleceu na manhã do dia 9/2, às 7h. Conforme o secretário municipal de Saúde, Diego Cantori, foi feito teste rápido para dengue no paciente na manhã do dia 9/2, após o óbito, e o resultado foi negativo.

A Secretaria Municipal de Saúde de Uruguaiana aguarda o resultado do exame encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen) sobre o caso de Emerson Spat. De acordo com Eduarda Oliveira, funcionária da Coordenação do Setor de Vigilância Epidemiológica, não há previsão para o resultado do exame pois depende da demanda do laboratório do Estado. Eduarda Oliveira ainda afirma que mesmo com o resultado, ainda será avaliado pelos critérios estaduais então o exame deve demorar a ser confirmado.

Estado

O estado do Rio Grande do Sul está enfrentando uma epidemia de dengue desde o começo de 2024, conforme indicado pelo Painel da Dengue da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Dos 497 municípios do estado, 466 (93,8%) estão lidando com infestações do mosquito Aedes aegypti, o vetor responsável pela transmissão da dengue. Até o momento, foram notificadas 8.131 suspeitas da doença, das quais 3.840 foram confirmadas, enquanto 3.458 continuam sob investigação, com 1.876 casos já descartados.

O estado registrou três óbitos relacionados à dengue. De acordo com a SES, nas primeiras cinco semanas de 2024, o estado experimentou um aumento de 18 vezes no número de casos notificados e confirmados em comparação com o mesmo período em 2023. Além disso, nos últimos 10 anos, nunca houve uma incidência tão elevada de casos no início do ano, deixando o estado em alerta desde a segunda semana de 2024.

A macrorregião Norte é a mais afetada, com a maior quantidade de casos confirmados. Apenas em 2024, são 2.388 casos na região, representando quase 65% do total de casos do RS.

Mais dois casos de dengue Anterior

Mais dois casos de dengue

Colírio não deve ser usado sem orientação Próximo

Colírio não deve ser usado sem orientação

Deixe seu comentário