URUGUAIANA JN PREVISÃO

Cuidado à Vida

AL aprova Programa Estadual de Prevenção da Automutilação e do Suicídio

Raul Pereira / ALRS - A proposta prevê que o programa seja executado em cooperação com a União e os municípios

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, nesta terça-feira, 17/6, o Projeto de Lei 573/2023, de autoria da deputada Eliana Bayer (Republicanos), que cria o Programa Estadual de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. A proposta recebeu 44 votos favoráveis e será implementada em conformidade com a Lei Federal nº 13.819/2019, que estabelece diretrizes para a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. 

O objetivo do programa é desenvolver ações contínuas de enfrentamento a esses graves problemas de saúde pública, promovendo acolhimento, cuidado e proteção à vida. A proposta prevê que o programa seja executado em cooperação com a União e os municípios, integrando diferentes esferas do poder público para ampliar o alcance das medidas preventivas. 

Além disso, o projeto aprovado altera a Lei nº 9.656/1998, que trata dos planos e seguros privados de assistência à saúde, permitindo o aperfeiçoamento do atendimento às pessoas em situação de sofrimento psíquico. 

Com a sanção da proposta, caberá ao governo estadual regulamentar e estruturar as ações do programa, incluindo campanhas educativas, capacitação de profissionais da saúde e da educação, além da criação de canais de apoio e escuta ativa à população. 

O PL 573/2023 segue agora para sanção do governador. Se transformado em lei, o programa se somará a outras iniciativas já existentes e poderá fortalecer a rede de atenção psicossocial no estado, promovendo mais dignidade, cuidado e prevenção. 


PL cria marco legal para rondas Maria da Penha da Polícia Militar Anterior

PL cria marco legal para rondas Maria da Penha da Polícia Militar

Congresso derruba exigência de perícia por invalidez Próximo

Congresso derruba exigência de perícia por invalidez

Deixe seu comentário