URUGUAIANA JN PREVISÃO

Reconhecimento

Vinhos de Uruguaiana ganham Indicação de Procedência

Freepik-Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A avaliação sensorial, foi liderada pelo enólogo coordenador Marcos Gabbardo.

Na manhã desta terça-feira, 16/4, na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) campus Dom Pedrito, foi realizada a primeira Avaliação Sensorial IP Campanha Gaúcha de 2024. As Indicações Geográficas (IGs) delimitam áreas no Brasil em dois níveis: Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO). 

Uruguaiana se destaca como um dos 14 municípios que compõem a IG da Campanha Gaúcha, onde vinícolas como Almabaska, Batalha Vinhas & Vinhos, Bodega Sossego e outras, participam ativamente. Não é apenas pela qualidade dos produtos que Uruguaiana atrai turistas, mas também pelo seu roteiro dos vinhos, que tem conquistado a atenção de visitantes de diversas regiões. Municípios como Itaqui, Alegrete, Rosário do Sul, Barra do Quaraí e Bagé também receberam a indicação de procedência. 

Um dos vinhos de maior destaque de Uruguaiana é o Valmarino Double Terroir Cabernet Sauvignon Tinto Seco. Esse vinho, símbolo da região, combina o melhor de Uruguaiana e Pinto Bandeira, resultando em uma experiência única. Com aromas de frutas negras e especiarias, e uma estrutura envolvente, ele conquista paladares exigentes e é vencedor de prêmios prestigiados, como a Medalha Grand Gold no Wines of Brazil Awards 2020. Envelhecido por 16 meses em barricas de carvalho americano, promete continuar a elevar o nome de Uruguaiana e da Campanha Gaúcha no mundo dos vinhos. 

A avaliação sensorial, liderada pelo enólogo coordenador Marcos Gabbardo e com a participação de seis degustadores técnicos, é um marco importante para a região. Cada vinícola participante submete suas amostras para receber o selo IP, garantindo a qualidade em cada safra. 

Na manhã de terça-feira, foram avaliadas 13 amostras das vinícolas da Campanha Gaúcha, sob a coordenação da Associação de Vinhos da Campanha Gaúcha. "Desde 2020, já enviamos para aprovação de selo IP mais de 10 milhões de litros. Já saíram para o mercado mais de 8,9 milhões de garrafas com selo IP Campanha Gaúcha”, enfatiza Pedro Candelária, presidente da Associação. Esses números expressivos não apenas evidenciam a vitalidade da região, mas também reforçam seu papel como polo de excelência na produção de vinhos de alta qualidade, consolidando seu prestígio ano após ano. 


Secretaria da Saúde oferece teste HTLV para gestantes Anterior

Secretaria da Saúde oferece teste HTLV para gestantes

Uruguaiana adquire aparelho de intubação para UPA Próximo

Uruguaiana adquire aparelho de intubação para UPA

Deixe seu comentário