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Reconhecimento
Vinhos de Uruguaiana ganham Indicação de Procedência
Freepik-Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A avaliação sensorial, foi liderada pelo enólogo coordenador Marcos Gabbardo.
Na manhã desta terça-feira, 16/4, na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) campus Dom Pedrito, foi realizada a primeira Avaliação Sensorial IP Campanha Gaúcha de 2024. As Indicações Geográficas (IGs) delimitam áreas no Brasil em dois níveis: Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO).
Uruguaiana se destaca como um dos 14 municípios que compõem a IG da Campanha Gaúcha, onde vinícolas como Almabaska, Batalha Vinhas & Vinhos, Bodega Sossego e outras, participam ativamente. Não é apenas pela qualidade dos produtos que Uruguaiana atrai turistas, mas também pelo seu roteiro dos vinhos, que tem conquistado a atenção de visitantes de diversas regiões. Municípios como Itaqui, Alegrete, Rosário do Sul, Barra do Quaraí e Bagé também receberam a indicação de procedência.
Um dos vinhos de maior destaque de Uruguaiana é o Valmarino Double Terroir Cabernet Sauvignon Tinto Seco. Esse vinho, símbolo da região, combina o melhor de Uruguaiana e Pinto Bandeira, resultando em uma experiência única. Com aromas de frutas negras e especiarias, e uma estrutura envolvente, ele conquista paladares exigentes e é vencedor de prêmios prestigiados, como a Medalha Grand Gold no Wines of Brazil Awards 2020. Envelhecido por 16 meses em barricas de carvalho americano, promete continuar a elevar o nome de Uruguaiana e da Campanha Gaúcha no mundo dos vinhos.
A avaliação sensorial, liderada pelo enólogo coordenador Marcos Gabbardo e com a participação de seis degustadores técnicos, é um marco importante para a região. Cada vinícola participante submete suas amostras para receber o selo IP, garantindo a qualidade em cada safra.
Na manhã de terça-feira, foram avaliadas 13 amostras das vinícolas da Campanha Gaúcha, sob a coordenação da Associação de Vinhos da Campanha Gaúcha. "Desde 2020, já enviamos para aprovação de selo IP mais de 10 milhões de litros. Já saíram para o mercado mais de 8,9 milhões de garrafas com selo IP Campanha Gaúcha”, enfatiza Pedro Candelária, presidente da Associação. Esses números expressivos não apenas evidenciam a vitalidade da região, mas também reforçam seu papel como polo de excelência na produção de vinhos de alta qualidade, consolidando seu prestígio ano após ano.
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