Uruguaiana tem mais 17 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. A informação foi confirmada no final desta tarde, por exames do tipo testes rápidos – dez são funcionários da secretaria de Saúde e sete são militares.
Os profissionais da Saúde atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF) 14, o Posto da Tabajara Brites, que atende moradores dos bairros Cabo Quevedo, Promorar e cercanias. Entre eles está um médico que, além da ESF, trabalha na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas, o que gerou preocupação ante a possibilidade de ter transmitido a doença a pacientes e colegas. Dos nove, dois apresentaram sintomas, e todos estão em quarentena domiciliar. Seus exames identificaram o anticorpo – o chamado IgG – que permanece circulando mesmo após a fase aguda e indica que a pessoa, teoricamente, não transmite mais a doença e está protegida de futuras infecções provocadas pelo vírus.
Já os militares são cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), com família em Uruguaiana, e que foram dispensados em função de um surto no estabelecimento de ensino, e que estão em quarentena em suas residências. Seguindo protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde, os familiares somente realizarão o teste se apresentarem sintomas. Outros 93 recrutas, com família na serra e que foram dispensados no último final de semana para passarem o dia das mães com as respectivas famílias, foram colocados em quarentena pelo Exército assim que retornaram a Uruguaiana, embora não apresentam sintomas.
Com os novos casos confirmados, Uruguaiana chega a 25 contaminados desde o início da pandemia. O Município tinha até então, oito confirmados, dos quais seis estão curados e dois, que foram confirmados na última quarta-feira, 13/5, em tratamento.
Bandeira Laranja
O computo dos dez cadetes, residentes em Resende/RJ, para Uruguaiana, poderá resultar na reclassificação do município no Distanciamento Controlado do Estado. O sistema teve início segunda-feira, 12/5, e Uruguaiana recebeu Bandeira Amarela, que significa que a região se encontra com alta capacidade do sistema de saúde e baixa propagação da doença, e é esse o critério que determina as medidas de isolamento.
As informações são diariamente monitoradas pela secretaria estadual de Saúde e a casa semana é divulgado um novo boletim, informando a bandeira de cada região, respeitando as alterações no quadro de infecção/atendimento. O governo gaúcho divulga no sábado, 16/5, a nova classificação.
Atualizada às 22h53min.

