URUGUAIANA JN PREVISÃO

Escassez

Uruguaiana está sem vacinas contra a covid

Camila Dalla Vecchia/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A vacina está em falta em vários estados do país.

Inúmeras cidades do país estão sem as doses da vacina contra a Covid-19, incluindo o município de Uruguaiana, que desde a sexta-feira, 19/4, está sem doses para aplicação em todas as Estratégias de Saúde da Família. Segundo a secretária de Saúde, Suziele Pivetta, a comunidade está sendo alertada sobre a falta do imunizante e o setor aguarda pela chegada das novas remessas. “Trata-se de um problema nacional. Pedimos a compreensão da população”, disse ela.  

De acordo com o Ministério da Saúde (MS) a descontinuidade da vacina contra a Covid-19 é momentânea, além disso, a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do MS, divulgou um ofício afirmando que está avançando no processo de aquisição das versões mais recentes das vacinas contra a Covid-19, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).  

A escassez preocupa os municípios em relação ao tempo para a aplicação da segunda dose no prazo correto. Em fevereiro, o Estado distribuiu 110 mil doses de vacinas contra a Covid-19 para crianças e adultos. De acordo com informações do Ministério da Saúde, até o segundo mês do ano, aproximadamente 8,6 mil crianças de 6 meses a 2 anos receberam a primeira dose da Pfizer Baby, sendo que 3 mil já tinham recebido a segunda dose. No Rio Grande do Sul, há cerca de 402 mil crianças nessa faixa etária. Na faixa etária de 3 a 4 anos, aproximadamente 60 mil pessoas receberam a primeira dose da Coronavac e 31 mil completaram o esquema de duas doses, o que corresponde a 21% e 11% do público, respectivamente. 

Casos registrados 

No ano de 2024, Uruguaiana registrou 515 casos de covid 19 e dois óbitos. O pico dos registros ocorreu entre os meses de março e abril. Em 2023 foram 1.003 casos registrados e desde o aparecimento da doença no mundo, Uruguaiana contabilizou 505 mortes.  

Na quinta-feira, 18/4, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde informou que foram contabilizados 19.870 novos casos de covid-19 na última semana epidemiológica (7/4 a 13/4). Também foram informadas foram 148 mortes em decorrência da doença. Ao todo, são 711.650 mortos no Brasil desde o início da pandemia, em 2020.  


Mãe mostra o dia a dia da filha com autismo nas redes sociais Anterior

Mãe mostra o dia a dia da filha com autismo nas redes sociais

Secretaria da Saúde oferece teste HTLV para gestantes Próximo

Secretaria da Saúde oferece teste HTLV para gestantes

Deixe seu comentário