URUGUAIANA JN PREVISÃO

Chuvas

Município buscará apoio para recuperação de vias afetadas pelas enxurradas

Everaldo Jacques - Ascom PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Defesa Civil atendeu as ocorrências e realiza o levantamento dos estragos

Uma ação contínua de atendimento à população foi o principal assunto da reunião realizada no sábado, 16/3, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal. O encontro foi convocado pelo prefeito Ronnie Mello, a partir do alerta da Defesa Civil e resultou na assinatura do decreto de Situação de Emergência. Em 48 horas Uruguaiana registrou cerca de 260 milímetros de chuva, ou seja, 10% do que era previsto para todo o mês de março. Ruas alagadas, casas danificadas pelas águas que devido a constância, destruíram coberturas, obstruíram calhas e deixaram o cenário calamitoso.  

Com base nos relatos e imagens apresentadas pela Defesa Civil e pelas ocorrências atendidas pelo grupo de trabalho que conta com funcionários da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural, o decreto foi assinado no intuito de buscar ajuda junto ao Governo do Estado. O prefeito Ronnie Mello destacou que será preciso uma grande mobilização para recuperar alguns pontos atingidos. “Além de nos prédios públicos, tivemos dados registrados nas ruas da cidade com a danificação do asfalto, de calçadas e sinalização. Vamos buscar apoio do Estado para contratação de maquinários e pessoal especializado”, disse ele.  

Alerta  

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira, 18/3, um novo alerta para perigo de tempestade em parte do Rio Grande do Sul. As regiões de Uruguaiana e de Bagé aparecem no mapa de instabilidade que deve durar até pelo menos quinta-feira.  

Segundo o instituto, o acumulado de chuva pode chegar a 100 mm/dia, enquanto os ventos podem atingir a velocidade de 100 km/h. Há possibilidade de queda de granizo, segundo o comunicado. 

Como agir quando ocorrer temporal? 

A Defesa Civil do Município alerta a comunidade e aponta algumas atitudes importantes em caso de temporal: feche bem janelas e portas, evitando canalizações de ventos no interior de sua residência; desligue os aparelhos elétricos e feche o registro da água e gás; se estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos; não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de segurança; não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas. 

 


Período de alistamento militar encerra em junho Anterior

Período de alistamento militar encerra em junho

Uruguaiana registrou dois óbitos e 33 alterações citopatológicas em 2023 Próximo

Uruguaiana registrou dois óbitos e 33 alterações citopatológicas em 2023

Deixe seu comentário