Doador
Cihdott realiza ações alusivas ao Setembro Verde

Divulgação/HSCU - A última doação de órgãos realizada no HSCU foi em 2023.
Setembro Verde é o mês do incentivo e conscientização para doação de órgãos, buscando encorajar a comunidade para que seja doadora e incentivar as pessoas interessadas a conversar com suas famílias sobre o tema. Cidades de todo o Brasil realiza ações como palestras e distribuição de material informativo com o intuito de informar e debater o assunto com as pessoas. O Dia Nacional da Doação de Órgãos é comemorado em 27 de setembro e a cor escolhida representa saúde e esperança.
Captações em Uruguaiana
O Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU) é captador de órgãos para doação, através da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplante (Cihdott).
Conforme a equipe, a última captação no município ocorreu fevereiro de 2023, quando foram coletados três órgãos: fígado, rim direito e rim esquerdo.
Em 2024, apesar de o HSCU ter aberto seis protocolos para determinação de morte encefálica, nenhum órgão foi captado. Em quatro casos, as famílias optaram por não doar e em dois deles, os pacientes sofreram paradas cardiorespiratórias antes da captação.
A principal dificuldade encontrada pela Cihdott é justamente em relação ao consentimento, segundo comissão, por falta de conscientização e conhecimento da comunidade sobre a importância e benefícios da doação. Além disso, muitos familiares desconhecem o desejo do paciente de ser doador. Por isso a importância da campanha.
Conscientização
De acordo com a Cihdott, algumas ações foram programadas para este mês, visando dar visibilidade à causa. O grupo está promovendo a venda e divulgação de camisetas alusivas e broches alusivos ao setembro verde e uma campanha em vídeo também deverá ser lançada, com a participação de pacientes transplantados.
No dia 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos, ocorrerá uma atividade aberta ao público no Senac Uruguaiana. O evento terá palestras da equipe da Cihdott e de pacientes transplantados, que irão explanar sobre como é o processo de espera para receber o órgão. Além disso, o evento realizará coleta de amostras para cadastro de doação de medula, em parceria com o Hemocentro Regional de Alegrete.
Já no dia 29, o HSCU realizará uma feira alusiva na Praça Barão do Rio Branco, onde oferecerão materiais informativos, conversarão com a comunidade e realizarão aferição de sinais vitais e glicose.
Deixe seu comentário