Aedes Aegypti
Uruguaiana inicia força-tarefa contra a dengue
Daiany Mossi - Ascom PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A pulverização ocorre quando existe confirmação de caso de dengue no bairro.
A Prefeitura de Uruguaiana realiza a colocação de inseticida nas áreas consideras de risco para ocorrência de casos de dengue. O trabalho iniciou na tarde desta quinta-feira, 22/2, no bairro São João, onde houve a confirmação da presença do mosquito contaminado pela doença. “Uruguaiana possui hoje seis casos de dengue confirmados, sendo um deles adquirido no município. A partir desta confirmação, nossas equipes foram autorizadas pela Secretaria Estadual a iniciarem o método de pulverização. Nenhum dos pacientes esteve hospitalizado ou correu risco de morte. É muito importante que todos estejam alertas”, diz a secretária adjunta de Saúde Suziele Pivetta.
Este tipo de controle por pulverização deve ser considerado atividade de contingência, mas nunca como primeira escolha. Essa é uma orientação do Ministério da Saúde. “A ação é uma estratégia para diminuir as populações de mosquitos, e consiste em pulverizar um inseticida específico para o mosquito Aedes aegypti, em dosagens seguras aos humanos, e que elimina a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região. Vale destacar que as nossas equipes foram treinadas para uso do produto e estão devidamente vestidas com equipamentos de proteção”, disse o secretário Diego Cantori.
Desde agosto de 2023, quando com apoio do Exército foram realizadas operações de limpeza nas áreas de risco, a Prefeitura vem intensificando o trabalho preventivo com campanhas e mutirões. Agora, uma força-tarefa, será realizada para combater o Aedes. “Desenvolveremos um cronograma de ações nos próximos dias. Além da pulverização nos bairros de risco, vamos atuar nas imediações das escolas públicas e privadas com este mesmo sistema”, disse Suziele.
“A dengue é uma está presente no dia a dia dos brasileiros e vínhamos alertando sobre o crescimento dos números, preparando as nossas equipes e elaborando ações. Precisamos que todos sejam parceiros nessa luta. Combater a dengue deve ser responsabilidade e compromisso de todos! Vamos fazer o dever de casa e cuidar do nosso espaço! Uma simples atitude pode evitar um grande problema”, finalizou o prefeito Ronnie Mello.
Deixe seu comentário