MORTALIDADE INFANTIL
Uruguaiana discute mortalidade infantil
Camila Dalla Vecchia/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Durante a apresentação foram ressaltadas as estratégias geradas pela SMS
No mês de julho, o Comitê Técnico de Mortalidade Infantil e Fetal da Secretaria Municipal de Saúde de Uruguaiana (SMS), apresentou, para a 10ª Coordenadoria do Estado, gestão municipal e para os membros do comitê, os dados finais da análise dos óbitos materno infantil e fetais do ano de 2023. A apresentação foi presidida pela Dra. Verônica Alejandra Martinez e Dra. Rita Evaldt.
Durante a apresentação foram ressaltadas as estratégias geradas pela SMS e administração do Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU) no intuito de capacitar os profissionais da rede, a partir da análise realizada pelo comitê técnico.
Além do trabalho de prevenção realizado nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), o município realiza o projeto Saúde nas Escolas, em que informações relevantes sobre o tema, como gravidez na adolescência, são levadas para dentro da sala de aula e discutidas com estudantes.
De acordo com a Dra. Rita Evaldt, o comitê ficou satisfeito com os resultados, pelo fato de ter criado vínculo com os profissionais da maternidade do HSCU e ESFs. "O objetivo foi de melhorar a assistência com capacitações práticas e introduzir um novo protocolo da saúde da mulher, construído por mim em parceria com a Universidade Federal do Pampa", completou Rita Evaldt.
O objetivo do comitê é identificar as causas e os fatores que determinam o índice de mortalidade materno infantil e fetal do município e a partir desta análise propor medidas que previnem ocorrência de novos casos.
“Com as intervenções já realizadas e com as em andamento durante o ano de 2024, apoiadas pela gestão municipal, deverá ocorrer uma redução significativa dos óbitos” finalizou Rita Evaldt.
Deixe seu comentário