URUGUAIANA JN PREVISÃO

Aedes Aegypti

Sétimo caso de dengue é confirmado em Uruguaiana

Reprodução - PMU - Instagram imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O último caso havia sido confirmado no dia 20-02.

Mais um caso de Dengue foi confirmado em Uruguaiana nos últimos dias. Trata-se de um homem, morador do bairro Santana, de 50 anos, que contraiu a doença no próprio município, sendo o segundo caso autóctone da cidade. 

Na última semana, no dia 20/2, o Laboratório Central confirmou o sexto caso de dengue em Uruguaiana. Trata-se de uma mulher de 32 anos, residente do bairro São João. Ela não esteve viajando, ou seja, também adquiriu a doença em Uruguaiana. 

Até o momento o município registrou 79 casos suspeitos de dengue, sendo sete confirmados, 40 descartados e 32 em investigação. No dia 16/02, o quinto caso de dengue havia sido confirmado. Trata-se de um homem de 34 anos, que reside no Bairro Centro e estava em viagem ao Paraguai. Ele realizou o exame em laboratório privado no dia 14/02. De acordo com o homem, os sintomas iniciaram ainda durante a viagem, no dia 25 de janeiro. 

Focos 

Os agentes de endemias da Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria de Saúde de Uruguaiana, realizaram no mês de janeiro entre os dias 15/01 e 19/01, o primeiro levantamento rápido de índice do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2024. Foram vistoriados 2.261 imóveis em cinco dias e o índice de infestação predial (IIP) – focos de dengue - foi de 12,3% que é considerado um índice de alto risco para a ocorrência de Dengue, Zika e Chikungunya. É considero alto risco um índice acima de 3,9%. 

O tipo de criadouro com o maior número de focos foi o de depósitos móveis que podem ser vasos/frascos com água, pratos, garrafas ou potes com 52,8% do total de focos encontrados no município. Os depósitos como pneus, câmaras de ar e manchões somam 20,4% do indicie de infestação. No total, foram encontrados cerca de 343 focos de dengue no município, distribuídos entre alguns bairros da cidade. 


Saiba mais sobre o nascimento de crianças em ano bissexto Anterior

Saiba mais sobre o nascimento de crianças em ano bissexto

Centro de Educacional Esportivo está se deteriorando há oito anos Próximo

Centro de Educacional Esportivo está se deteriorando há oito anos

Deixe seu comentário