URUGUAIANA JN PREVISÃO

Inclusão

Prefeitura ampliou em 53,4% o projeto Movimento

Divulgação/Smel imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O projeto completou três anos

O programa completou três anos no dia 4 de agosto com ampliações e maior suporte a jovens com transtorno ou deficiência e suas famílias 

O Projeto Movimento, iniciativa da Prefeitura de Uruguaiana por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), ampliou em 53,4% o atendimento nos últimos quatro meses. O programa completou três anos no último domingo, 4/8. A ação dá suporte gratuito a jovens com transtorno ou deficiência e suas famílias mediante diversas atividades. O trabalho visa intensificar a inclusão no município. Em março deste ano eram 176 alunos, agora, são 270 jovens a receber o apoio. 

O cronograma comporta predominantemente atividades psicomotoras e sensoriais. Em abril de 2023 o projeto ganhou um espaço exclusivo, localizado em sala na Praça do PEC, no bairro Rui Ramos. Entretanto, a iniciativa teve mais conquistas ao longo do tempo, uma nova sala no mesmo complexo, em março de 2024, foi entregue exclusivamente para o desenvolvimento das atividades sensoriais. Agora, é possível executar o trabalho com espaços mais adequados e adaptados para cada segmento. 

Uma equipe multidisciplinar presta apoio aos integrantes, dentre eles: neuropsicopedagoga, terapeuta ocupacional e fisioterapeutas. Alguns profissionais prestam apoio de forma voluntária. O suporte aos alunos visa melhor autonomia, qualidade de vida, capacidade sensorial e respiratória, e equilíbrio. 

"O Projeto Movimento é um sucesso não apenas pelo compromisso de um grupo de pessoas, mas também por todo o amor, atenção e carinho envolvidos. A alegria é imensa ao ver que cada vez um número maior de famílias recebe o apoio de um programa cada vez mais consolidado", disse o prefeito Ronnie Mello. 

Eixos do projeto 

Ao longo do tempo o trabalho ganhou novas práticas. Com isso, a Prefeitura criou segmentos dedicados exclusivamente ao grupo. São eles: Hipismo de Inclusão; Futsal de Inclusão; Tênis em Movimento e a natação, que retorna em setembro. Em breve, também será iniciado um projeto de ciclismo exclusivo para crianças com transtorno ou deficiência. 

Para maiores informações sobre qualquer um dos projetos a comunidade pode se dirigir à sede da Smel, no antigo Juventude, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h (sem fechar ao meio-dia). 

Educação e saúde 

O projeto também é trabalhado em outras frentes. Na educação, por exemplo, foi intensificado o suporte em fevereiro de 2024. Foram convocados, mediante processo seletivo, mais 31 auxiliares de inclusão para o trabalho diário nos educandários municipais. Atualmente, a rede municipal de ensino atende 216 alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

Na área da saúde, uma equipe multidisciplinar presta o atendimento e acompanhamento de cada paciente na Policlínica Infantil. Integram o quadro: pediatras, terapeutas educacionais, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e pedagogos. São cerca de 110 pacientes atendidos mensalmente pela estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).


Rubem Berta registra aumento de passageiros no 1º semestre de 2024 Anterior

Rubem Berta registra aumento de passageiros no 1º semestre de 2024

OAB terá reinauguração de sede e programação especial Próximo

OAB terá reinauguração de sede e programação especial

Deixe seu comentário