URUGUAIANA JN PREVISÃO

Oportunidade

Governo do Estado abre mais de oito mil vagas para cursos técnicos gratuitos

Ilustração/Pexels - São ofertadas mais de 8 mil vagas em cursos técnicos gratuitos

A Secretaria da Educação do estado (Seduc), abriu, na quinta-feira, 20/6, o período de inscrições para cursos técnicos gratuitos na rede pública estadual. São mais de 8 mil vagas distribuídas em diferentes regiões do estado, contemplando estudantes do Ensino Médio e pessoas que buscam qualificação profissional. 

As capacitações abrangem áreas diversas como eletrônica, saúde, publicidade, administração, logística e agropecuária, aliando conhecimento teórico e prática profissional. As modalidades ofertadas são: integrada ao Ensino Médio, concomitante e subsequente, esta última destinada a quem já concluiu os estudos regulares. 

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela nova plataforma digital de matrículas até o dia 2 de julho. Após o preenchimento do formulário online, o candidato recebe um número de protocolo, que deve ser guardado para as próximas etapas do processo. 

A confirmação da matrícula será realizada de forma presencial, entre 29 de julho e 1º de agosto, diretamente nas instituições de ensino. Os estudantes (ou responsáveis, no caso de menores de idade) devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência, histórico escolar, uma foto 3x4 e, quando necessário, declaração de matrícula no Ensino Médio. 

Edital unificado e mais transparência 

Diferente dos anos anteriores, os cursos agora estão reunidos em um único edital, com todas as informações necessárias, como a descrição das formações e número de vagas por escola. A medida busca facilitar o acesso às informações e unificar o processo seletivo. 

As escolas da rede estadual também têm papel fundamental no acolhimento dos candidatos, auxiliando na entrega dos documentos e orientando sobre os procedimentos necessários. 

Foco na formação para o mercado 

A Educação Profissional na rede pública gaúcha tem como objetivo preparar os jovens e adultos para o mercado de trabalho com uma formação sólida e prática. Ao todo, são 219 escolas estaduais que oferecem essa modalidade. Dessas, 121 oferecem exclusivamente cursos técnicos, 34 combinam formação técnica com o Curso Normal (para formação de professores), e 64 são voltadas apenas à formação docente. 

O segundo semestre letivo começa em 4 de agosto e vai até 17 de dezembro. A oferta de cursos técnicos está em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), promovendo qualificação profissional aliada à cidadania. 


Cheia do Rio Uruguai em Uruguaiana já afeta mais de 140 pessoas Anterior

Cheia do Rio Uruguai em Uruguaiana já afeta mais de 140 pessoas

Chuvas provocam alagamentos e desabrigam quase 3 mil no RS Próximo

Chuvas provocam alagamentos e desabrigam quase 3 mil no RS

Deixe seu comentário