URUGUAIANA JN PREVISÃO

Setembro Verde

Evento cadastra possíveis doares de medula óssea

Divulgaçao/Senac Uruguaiana imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Pelo menos 25 pessoas se cadastraram durante o evento

Na última sexta-feira, 27/9, em comemoração ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, ocorreu um evento alusivo à campanha Setembro Verde no Senac Uruguaiana. A atividade foi uma parceria entre o Senac, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplante (Cihdott) do Hospital Santa Casa de Uruguaiana e a Secretaria Municipal da Saúde. A ação teve a presença do Hemocentro Regional de Alegrete para o cadastramento de doadores de medula óssea. O objetivo foi conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e os impactos positivos que essa prática pode ter na vida das pessoas. 

O evento apresentou uma programação rica em informações, incluindo uma palestra conduzida pelo enfermeiro Sérgio Arthur Castro, que, junto ao senhor José Fernando Camargo, promoveu um momento de reflexão sobre a doação de órgãos. Eles discutiram a importância da disseminação de informações claras e corretas para aumentar o número de cadastros de doadores. Além disso, foram compartilhados relatos emocionantes de pacientes transplantados, que abordaram tanto os desafios enfrentados quanto as transformações proporcionadas pela doação. 

Uma das principais iniciativas do evento foi a coleta de amostras para o cadastro de doadores de medula óssea, realizada pelo Hemocentro Regional de Alegrete. Este cadastramento voluntário permitiu que potenciais doadores fossem incluídos em um banco de dados nacional, aumentando as chances de encontrar compatibilidade para transplantes. É importante ressaltar que, em Uruguaiana, não há banco de medula óssea, e o cadastramento precisa ser feito em Alegrete. Essa foi uma grande oportunidade para quem desejava se tornar um doador e contribuir para salvar vidas. De acordo com a assessoria do Senac Uruguaiana, durante o evento foram realizados 25 cadastros. 

“Esse cadastramento voluntário permitiu que potenciais doadores pudessem ser incluídos em um banco de dados nacional, ampliando as chances de encontrar compatibilidade para transplantes”, afirmou Sérgio Arthur Castro. 


Conta de luz está mais cara Anterior

Conta de luz está mais cara

Prefeitura inaugura nova Setembrino de Carvalho Próximo

Prefeitura inaugura nova Setembrino de Carvalho

Deixe seu comentário