Reconhecimento
Escritor Uruguaianense é empossado embaixador cultural Brasil/África

Arquivo pessoal-Divulgação - – Marcelo é escritor e poeta.
No dia 14 de junho, o escritor e poeta uruguaianense Marcelo de Carvalho Ribeiro, foi empossado embaixador cultural Brasil/África em um ato no município de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro.
Marcelo Ribeiro foi empossado por representantes de Moçambique, Guiné-Bissau, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Brasil, em reconhecimento ao trabalho literário que valoriza a língua portuguesa. Este idioma une povos distantes, mas culturalmente próximos, formando uma única nação. No mesmo evento, ele foi admitido em duas prestigiadas academias literárias estrangeiras: o Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola (NALLA) e a Associação Literária de Tarrafal de Santiago – Cabo Verde (ALTAS), ambas promotoras da integração cultural entre os países lusófonos da África e o Brasil. A admissão de Marcelo nessas academias foi recomendada por sua prima, a poetisa Janaína da Cunha, vice-presidente do NALLA e bisneta do renomado escritor Euclydes da Cunha.
Além disso, Marcelo foi nomeado "acadêmico correspondente" na Academia de Letras de São Pedro da Aldeia (ALSPA), onde também estão figuras como a atriz Fernanda Montenegro e outros ilustres intelectuais brasileiros. Durante o evento, Marcelo Ribeiro recebeu a distinta "Comenda Princesa Isabel - A Redentora" da ALSPA e do Instituto Baronesa, em reconhecimento à sua vasta obra literária e ao seu compromisso com a promoção da cultura lusófona.
Deixe seu comentário