Prevenção
Corpo de Bombeiros promove cursos em escolas
Ilustração/Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Cerca de 54 profissionais já foram capacitados.
O Corpo de Bombeiros de Uruguaiana realiza um projeto de cursos nas escolas. A formação tem o objetivo de capacitar os professores para realizar princípios de incêndio, além de executar o plano de evacuação das escolas.
A capacitação de Brigada de Incêndio Escolar já formou cerca de 54 professores da rede pública. De acordo com o tenente coronel Valnei Gonçalves de Souza, os conhecimentos salvam vidas e promovem um ambiente escolar mais seguro, principalmente para as crianças. “Os profissionais também foram capacitados para realizarem primeiros socorros, como mobilização de membros fraturados, curativos em ferimentos, sangramentos e até mesmo queimaduras e manobras de reanimação cardiopulmonar”, explicou Valnei de Souza.
Para solicitar o curso, o corpo escolar precisar entrar em contato direto com o Corpo de Bombeiros e realizar os encaminhamentos necessários. “Após isso a informação chegará até mim e vamos realizar o curso, estamos trabalhando para que não haja muitas formalidades para a realização do curso”, afirmou Valnei de Souza.
O Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros de Uruguaiana, explica que existe uma ideia de levar o curso para todas as escolas da região de atuação do 13º Batalhão de Bombeiros Militares de Uruguaiana. “Atuaremos em cerca de 180 escolas de 16 municípios, e se continuarmos nesse mesmo ritmo de formação de professores, podemos alcançar cerca de 1,6 mil educadores com o curso de Brigada de Incêndio Escolar, então é algo muito importante que pretendemos dar sequência. Também gostaria de destacar, que este curso é uma das exigências do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), então após a aprovação do PPCI o alvará será emitido através do Corpo de Bombeiros”, disse Valnei de Souza.
O curso pode ser ministrado por uma empresa privado ou pelo Corpo de Bombeiros, explica o Tenente Coronel. “Quero destacar que essa realização do curso pela nossa equipe cria uma aproximação muito importante entre a escola, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Educação seja um nível estadual ou municipal. Muitas vezes, quando existe algum tipo de lentidão na liberação do PPCI, durante os cursos muitas vezes passamos orientações e encaminhamentos resultando num tramite mais célere do licenciamento das escolas”, explicou Valnei de Souza.
Deixe seu comentário