Recurso
Aberto prazo para contestar negativa de atendimento especial no Enem 2025

Ilustração/Pexels - Para solicitar nova análise quanto aos atendimentos especializados, é necessário enviar documentação que comprove a condição alegada.
Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que tiveram a solicitação de atendimento especializado indeferida já podem entrar com recurso. O período para apresentação dos documentos comprobatórios vai desta segunda-feira, 23/6 até sexta-feira, 27/6, por meio da Página do Participante.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) destaca que é imprescindível anexar documentação que justifique a condição alegada. As informações inseridas no momento da inscrição devem ser verdadeiras, sob risco de exclusão do exame e até responsabilização legal.
Caso o participante necessite de alguma adaptação não prevista no edital, ou sofra imprevistos, como acidentes ou situações excepcionais após o fim das inscrições, poderá enviar um novo pedido pelo sistema Fala.BR.
A solicitação deve ser feita com até dez dias de antecedência à data das provas, marcadas para 9 e 16 de novembro em todo o país. Nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, por conta da realização da COP30, a aplicação será adiada para os dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Pagamento da taxa
Aqueles que não obtiveram isenção devem efetuar o pagamento da taxa de inscrição, fixada em R$85, até o dia 27/6. O boleto pode ser pago via Pix — usando o QR Code —, cartão de crédito, débito em conta ou poupança, conforme a instituição bancária. Já os estudantes da rede pública que concluirão o ensino médio em 2025 têm isenção automática, não sendo necessário gerar boleto.
Deixe seu comentário