URUGUAIANA JN PREVISÃO

Certame

Enem 2025 volta a certificar conclusão do ensino médio e atrai novos inscritos

Divulgação/Inep - Candidatos durante o primeiro dia do Enem 2025, que voltou a permitir a certificação do ensino médio no país.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 voltou a permitir a certificação de conclusão do ensino médio, decisão confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em junho deste ano. Em Uruguaiana, cerca de 3,6 mil pessoas participaram da primeira etapa do exame, e a estimativa é que aproximadamente 70 delas tenham se inscrito com essa finalidade. 

De acordo com dados divulgados pela Agência Gov, o Enem 2025 tem 4.811.338 inscrições confirmadas no país, das quais 98.558 foram feitas por candidatos que buscam a certificação de conclusão ou a declaração parcial de proficiência do ensino médio. O número corresponde a 2,05% do total de inscritos e serve de base para estimar a proporção local. 

No Rio Grande do Sul, o Inep confirmou 186.541 inscrições, sendo 52.201 de estudantes concluintes do ensino médio da rede pública. A volta da certificação pelo Enem substitui, neste ano, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que era o instrumento usado desde 2017 para validar o ensino médio. 

Segundo o Inep, a decisão faz parte de uma política de ampliação do acesso à educação formal e à inserção no mercado de trabalho. O órgão afirma que o retorno da certificação via Enem busca “reconhecer saberes adquiridos ao longo da vida” e facilitar a continuidade dos estudos para jovens e adultos. 

Os resultados do Enem 2025 serão divulgados em janeiro de 2026. A partir da publicação das notas, candidatos com pontuação mínima poderão solicitar a certificação junto às secretarias estaduais de educação ou aos institutos federais credenciados. 


Unipampa abre concurso com 66 vagas e salários de até R$ 4,9 mil Anterior

Unipampa abre concurso com 66 vagas e salários de até R$ 4,9 mil

Polo Uruguaiana é premiado no 1º Congresso de Educação Próximo

Polo Uruguaiana é premiado no 1º Congresso de Educação

Deixe seu comentário