URUGUAIANA JN PREVISÃO

Financiamento Estudantil

Divulgada lista de espera do segundo semestre do Fies 2025

imagem ilustrativa.

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta semana a relação de candidatos que integram a lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2025. Estudantes que não foram contemplados na chamada principal já podem verificar, por meio da plataforma oficial do programa, se foram pré-selecionados para o financiamento. 

As convocações seguem de forma escalonada até o dia 19 de setembro, com atualizações feitas exclusivamente pela página do Fies no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A seleção depende da existência de vagas disponíveis no curso, turno e local indicados pelo estudante, além do tipo de vaga e modalidade de concorrência escolhida no ato da inscrição. 

Participação automática na lista 

Todos os candidatos que participaram da seleção, mas não foram chamados na primeira convocação, passam automaticamente a compor a lista de espera. Neste semestre, o Fies registrou mais de 276 mil inscrições, totalizando 111 mil candidatos, cada um pôde indicar até três opções de curso. 

Nesta edição, foram ofertadas 74,5 mil vagas. Somando os dois semestres de 2025, o total ultrapassa 112 mil oportunidades em instituições privadas de ensino superior com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 

Próximas etapas 

O estudante pré-selecionado deve complementar sua inscrição no sistema Fies Seleção em até três dias úteis, usando seu login do Gov.br. Essa etapa consiste na confirmação das informações fornecidas durante o processo seletivo. 

Na sequência, os dados precisam ser comprovados junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição escolhida, por meio da entrega de documentação (física ou digital) no prazo de até cinco dias úteis. Em caso de inconsistências, a faculdade pode solicitar documentos adicionais. 

Se todas as informações forem validadas, o candidato deverá comparecer a um agente financeiro, em até dez dias, para a formalização do contrato de financiamento. 

Fies Social 

Metade das vagas ofertadas é reservada ao Fies Social, destinado a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$759,00 em 2025), que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esses candidatos estão dispensados de apresentar comprovante de renda, mas devem validar as demais informações com a comissão da faculdade. Durante o processo de complementação da inscrição, o estudante também poderá solicitar financiamento integral do valor cobrado pela instituição de ensino. 

IFSul Camaquã desenvolve robô para missões de resgate Anterior

IFSul Camaquã desenvolve robô para missões de resgate

Governo retoma Programa Partiu Futuro com 142 vagas Próximo

Governo retoma Programa Partiu Futuro com 142 vagas

Deixe seu comentário