URUGUAIANA JN PREVISÃO

Desigualdade Social

Estudo mapeia o impacto do núcleo familiar na educação

Freepik. imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Condições familiares e desempenho escolar: Presença de livros, apoio dos pais e acesso à tecnologia impactam diretamente no aprendizado dos alunos.

O Governo do Estado lançou na quarta-feira, 12/3, a análise sobre as diferenças culturais entre alunos do RS a partir de dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). 

 

Os dados mostram que os alunos de escolas privadas iniciam a vida escolar mais cedo do que estudantes da rede pública de educação. Além disso, a taxa de reprovação é menor entre os estudantes do primeiro grupo. Já quando é considerado o recorte de cor, alunos negros, ingressam mais tarde na escola e apresentam mais reprovações que alunos brancos. 

 

Junto a isso, o estudo do DEE, de autoria do pesquisador Ricardo César Gadelha de Oliveira Júnior, estudou a importância do núcleo familiar no desempenho dos estudantes, principalmente do ensino médio, no Estado, levando em consideração, a análise do questionário socioeconômico Saeb 2021. 

 

Atributos analisados 

A presença de livros e incentivo à leitura por parte dos pais, dentre os grupos analisados, 23% dos estudantes são de escolas privadas e 14% são de escolas públicas. Em relação ao tempo destinado às tarefas domésticas, 17% dos alunos de redes privadas dedicam duas horas para a execução, enquanto o percentual para estudantes de rede pública chega a 36%. 

Acerca do trabalho remunerado, fora do ambiente escolar, 55% dos alunos de redes públicas dedicam duas horas ou mais do seu tempo, diferente de particulares, que somam 22% dos alunos. No quesito de disponibilidade de aparelhos eletrônicos nas residências, os discentes de escolas públicas apresentam uma taxa menor de computadores, tablets, TV ou sequer acesso a rede de internet. 

Quanto à escolaridade dos pais ou responsáveis, a análise mostrou que o maior percentual dos genitores com ensino superior é maior em alunos de redes privadas, enquanto, nas redes públicas, os pais possuem maior escolaridade no ensino médio. 

Totalizando, de forma geral, a disparidade entre os estudantes de escolas particulares em relação aos alunos de escolas públicas. Os outros dois grupos analisados, formados por estudantes das áreas urbanas e rurais, e brancos e negros, mostraram diferenças menos acentuadas entre si. 


Coordenadoria de Educação está sem sistema telefônico Anterior

Coordenadoria de Educação está sem sistema telefônico

Escolas municipais de Uruguaiana estão com matrículas abertas Próximo

Escolas municipais de Uruguaiana estão com matrículas abertas

Deixe seu comentário