URUGUAIANA JN PREVISÃO
Nova diretoria

Thaís Aramburu assume função na diretoria do Cosems/RS

Foto: Gabriela Barcellos/HSCU/JC

Nesta terça-feira, 19/1, ocorreu a posse da nova diretoria do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), em cerimônia presencial do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Na ocasião, Claudia Daniel, do município de Nova Araçá, passou o cargo de presidente ao secretário de saúde de Canoas, Maicon de Barros Lemos.  

A posse teve a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann e o governador Eduardo Leite (PSDB) também participou através de um vídeo gravado. Arita enfatizou a importância da gestão municipal da saúde: "É no município, na ponta, que são prestados os serviços aos cidadãos e são os secretários municipais que respondem diretamente aos pacientes do SUS". Em sua fala, Arita deu boas-vindas aos novos secretários que entraram a partir do início deste ano e ressaltou que as finanças do Governo do Estado na área da saúde estão em dia, após a quitação de uma dívida histórica com prefeituras e hospitais.

O presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Maneco Hassen, falou que os últimos meses têm sido de apreensões e preocupações, mas, com a chegada da vacina, é possível ter esperanças novamente. "Ainda há muitos desafios pela frente até que toda a população seja vacinada."

O presidente empossado do Cosems, Maicon, falou da importância do conselho na luta em prol do SUS e disse estar aberto para seguir possibilitando diálogos constantes entre os 497 municípios gaúchos.

Uruguaiana representada

A secretária de Saúde de Uruguaiana, que acumula ainda a função de gestora administrativa do Hospital Santa Casa de Uruguaiana e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), enfermeira Thaís Delgado Brandolt Aramburu faz parte da nova diretoria da entidade como 2ª secretária.

Alén dela e do presidente Maicon Lemos, a nova diretoria é composta por: Naasom Luciano da Rocha (Novo Hamburgo) como 1º vice-presidente, Guilherme Ribas (Santa Maria) como 2º vice-presidente, Paulo Roberto Fernandes (Ronda Alta) como 1º tesoureiro, Mauro Sparta (Porto Alegre) como 2º tesoureiro, e Cacildo Goulart Delabary (Lavras do Sul) como 1º secretário.

O que é

O Cosems é uma instância de deliberação e a representação da municipalidade em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Se trata de uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, e tem por finalidade lutar pela gestão municipal de Saúde, congregando secretários e dirigentes e funcionando como órgão permanente de intercâmbio e troca de experiência. Participa da gestão das políticas públicas em nível estadual e nacional e atua para que a saúde nos municípios seja melhorada cada vez mais. A entidade reúne representantes das 30 regionais de saúde.


Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181