URUGUAIANA JN PREVISÃO
Coronavírus

Ronnie decreta bandeira vermelha a partir desta quarta

Se não houver melhora no quadro, medidas ainda mais duras serão tomadas, de acordo com o prefeito.

O prefeito Ronnie Mello (PP) anunciou na noite desta terça-feira, 11/8, a adoção de medidas mais rigorosas de combate ao coronavírus. Apesar da classificação de risco médio de contaminação no modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado, o município adotará restrições equivalentes ao risco alto, a chamada bandeira vermelha. O anúncio foi feito ao lado da secretária de Saúde, enfermeira Lilian Stumm, e da gestora administrativa do Hospital Santa Casa, enfermeira Thaís Aramburu. 

Na sexta-feira, 7/8, a região de agrupamento de Uruguaiana (R03), que inclui os municípios de Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambara, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento e São Gabriel, recebeu a classificação de bandeira vermelha. O prefeito Ronnie Mello decidiu não recorrer da decisão. No entanto, a Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro) apresentou recurso pedindo a reconsideração e obteve êxito. A região foi novamente classificada como bandeira laranja no mapa final, divulgado na segunda-feira, 10/8.

Contudo, considerando os números de Uruguaiana, Ronnie optou por apertar as medidas. Foi registrado aumento no número de casos no município, com transmissão comunitária do vírus, e o Hospital Santa Casa registrou aumento no número de hospitalizações. O quadro dos pacientes - a maioria com comorbidade preexistentes - também tem se agravado. No anúncio, o chefe do Executivo disse que é preciso medidas mais rígidas para frear o avanço da doença. "Há quatro dias estávamos numa situação diferente da de hoje. Diante desse quadro, nossas equipes de saúde - Secretaria e Hospital - apontou a necessidade de adotarmos medidas mais restritivas para frearmos o avanço da doença. Chegamos num momento crítico da pandemia, por isso a partir desta quarta-feira, 12/8, vamos aditar o protocolo de restrições da bandeira vermelha". Ronnie disse também que, se não houver mudança no cenário, medidas ainda mais duras serão implementadas.

As novas medidas estão detalhadas no decreto. Até o fechamento desta edição, porém, o documento ainda não havia sido publicado.

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181