URUGUAIANA JN PREVISÃO
HSCU

Núcleo de especialidades busca atendimento oncológico de excelência

Foto: Divulgação

Há seis meses o Hospital Santa Casa criou Núcleo de Especialidades Oncológicas (NEO) Francisco Martins Bastos, em busca da excelência no atendimento a pacientes com câncer. Se trata de uma restruturação do antigo serviço de oncologia da instituição, objetivando integrar e personalizar a atenção ao paciente oncológico. O serviço já integra protocolos internacionais para cirurgias de fígado, pâncreas e vias biliares, como o Liver Group e Liver Met Survey - grupos internacionais voltados para o estudo das cirurgias hepáticas visando melhorar a prática da cirurgia hepática, compartilhando pesquisas e inovações.

Novos protocolos e fluxos de atendimento foram implantados. Entre as práticas adotadas estão os 'Tumor Boards', reuniões multidisciplinares que contam com a participação de cirurgiões, oncologistas clínicos, radioterapeutas e outros especialistas para discutir a conduta terapêutica mais efetiva para cada caso. A discussão sobre todas as perspectivas faz com que melhores decisões sejam tomadas para o cuidado do paciente.

Para o paciente, os benefícios incluem a rapidez na condução do tratamento, clareza na decisão a ser tomada e segurança. O paciente sabe que seu caso foi avaliado por um grupo de profissionais que, com base em evidências científicas, está recomendando a melhor opção de cuidados.

Um dos grandes incentivadores do projeto, o cirurgião hepatobiliar Diego Rossi Kleinubing explica o objetivo do NEO. "O NEO nasceu para aperfeiçoar cada vez mais a assistência que prestamos aos nossos pacientes, qualificar cada vez mais nossos serviços. Isso acontece quando compartilhamos experiências, integramos informações, otimizamos resultados, personalizamos os tratamentos. Quem ganha com isso é cada um dos pacientes que tem suas condições trabalhadas por um grupo multiprofissional, que é o que há de mais atual nos centros de oncologia do Brasil e do mundo. É comprovado através de estudos científicos que os pacientes vivem mais e melhor quando tem seu caso conduzido por uma equipe multiprofissional, como a nossa. O objetivo é esse: qualificação da assistência, otimização dos resultados, aumento do tempo de vida e da qualidade de vida de todos os nossos pacientes", ressalta.

Mudanças já começaram

Apesar do período recente, a implantação do NEO já traz algumas mudanças.

"Hoje os profissionais de cada especialidade que atende pacientes oncológicos estão atendendo no mesmo espaço físico. Assim ficou mais fácil a integração entre as equipes e a discussão dos casos clínicos. Estamos trabalhando de maneira mais integrada, melhorando a qualidade do atendimento prestado a cada paciente oncológico. As condutas médicas têm sido tomadas em conjunto. Além disso realizamos reuniões quinzenais para discutirmos os casos clínicos e artigos científicos, aperfeiçoando o conhecimento de todos os profissionais que atendem pacientes oncológicos. A equipe multidisciplinar, que inclui enfermeiros, nutricionistas, psicólogas e farmacêuticas, também participa de todo o processo. Hoje o paciente oncológico atendido na Santa Casa recebe um cuidado integral e humanizado", explica a oncologista Fernanda Paim de Andrade.

Para o neurocirurgião Maurizio Beheregaray Padoin, a integração entre os profissionais também é um dos pontos altos da nova forma de trabalho. "Melhorou a integração e contato com os colegas médicos e de outras áreas. A discussão de casos, com a troca de experiência entre as áreas traz grande ganho ao médico assistente e ao paciente e os encontros quinzenais dão um estímulo científico aos participantes, além de trazer maior segurança nas condutas e valorizar todos os profissionais envolvidos no processo. Outro ponto positivo foi o aumento no número de neurocirurgias oncológicas, pontua ele. Além de ser referência regional de alta complexidade em oncologia, o Hospital Santa Casa é referência regional de alta complexidade em neurologia e neurocirurgia.

"O Núcleo de Especialidades Oncológicas Francisco Martins Bastos é um orgulho para nós. Apesar de ainda ser um bebê, o trabalho que está sendo realizado tem resultado em mudanças muito positivas no atendimento ao paciente e na busca pela excelência do serviço. Temos uma equipe de profissionais competentíssima e muito empenhada em fazer deste um dos melhores serviços de especialidades oncológicas do País", avalia a gestora administrativa da Santa Casa, enfermeira Thaís Aramburu.

Nossos números

Atualmente, o serviço atende a 11 cidades: Alegrete, São Gabriel, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Itaqui, Santa Margarida do Sul, Quaraí, Manoel Viana, Barra do Quaraí, Maçambará e Uruguaiana. São cerca de mil pacientes em tratamento assistidos pelo Sistema Único de Saúde, por convênios e particular.

O serviço é referência no atendimento a cânceres de mama, próstata, colorretal, esôfago, estômago, pele, fígado, pâncreas, útero, colo e endométrio, rins, bexiga, testículos, pênis, reto, colon e sistema nervoso central.

São aproximadamente 2,5 mil atendimentos mensais, incluindo consultas, cirurgias e tratamento de quimioterapia, hormonioterapia e radioterapia.

Cerca de 40 funcionários integram o setor, incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de radiologia, nutricionistas, psicóloga, médicos oncologistas, radioterapeutas, cirurgiões oncológicos, neurocirurgiões, pneumologista, urologista, proctologista e mastologista, físico médico, além da equipe administrativa e de higiene.

Ampliação

Está em andamento uma obra que ampliará a área física do Núcleo de Especialidades Oncológicas em 142%, dobrando a capacidade de atendimento em quimioterapia.

A obra está sendo custeada pela Fundação Pioneiros, formada por lideranças da cidade, e executada pela construtora Paulo da Cunha em parceria com o arquiteto Eduardo Marty. O projeto arquitetônico é do escritório Marconi Souto e atende a todas as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A reforma foi dividida em quatro etapas para garantir que o serviço não seja paralisado em razão das obras. Ao todo, o NEO passará de uma área de 270,39 m² para uma área de 656,35 m².


Imagens

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181