URUGUAIANA JN PREVISÃO
Eleições 2020

Progressistas e Democratas registram candidaturas

Favoritos à vitória, Ronnie e Epifânio aguardam homologação do TSE.

Foram registrados no sistema de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições 2020 as chapas encabeçadas pelo Progressistas (PP) e pelo Democratas (DEM), que trazem o atual prefeito, Ronnie Peterson Colpo Mello, na busca pela reeleição, e o delegado de Polícia Federal André Luiz Martins Epifânio, estreando na política. Estas são as duas candidaturas favoritas à vitória no pleito do dia 15 de novembro. 

Nossa Uruguaiana

O atual prefeito tem 37 anos e iniciou a carreira política no então Partido Progressista, se elegendo vereador pela primeira vez em 2008, e reeleito em 2012 com a maior votação do pleito, 5 474 votos. Ronnie presidiu o Parlamento em três ocasiões.

Em 2016, após insucesso na disputa de uma vaga na câmara federal, concorreu a prefeito tendo o ex-mandatário Antônio Augusto Brasil Carús como vice, em uma coligação com o Partido da Social Democracia (PSD). Recebeu 28 305 votos, sendo eleito com 63,02% dos votos válidos.

Para as eleições 2020 suas articulações resultaram na maior coligação (em número de partidos) do pleito. Compõem a 'Nossa Uruguaiana' com o Progressistas, o Republicanos (PRB), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Liberal (PL), Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e Partido da Social Democracia (PSD).

Ronnie tem ainda o apoio do deputado Frederico Antunes (PP), um de seus mentores políticos e atualmente líder do Governo de Eduardo Leite (PSDB) na Assembleia Legislativa.

O vice de Ronnie vem do PRB e é o médico traumatologista José Fernando Tarragó, egresso das fileiras tucanas. Tarragó tem 75 anos e uma extensa carreira política, foi vice-prefeito de 1993 a 1996 e está no sexto mandato como vereador. Profissionalmente, tem consultório próprio e atua no Hospital Santa Casa de Uruguaiana.

Uruguaiana Para Todos

André Luiz Martins Epifânio tem 54 anos e é natural de Porto Alegre. É delegado de polícia federal e atua há oito anos em Uruguaiana, chefiado a Delegacia local, que tem status de regional. Em Uruguaiana, entre outras ações, foi mentor da sede própria da PF (inaugurada em 2018, na Rua dos Andradas), presidiu o Conselho Municipal de Segurança em 2015 e participa do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M). É oficial R/2 do Exército Brasileiro e foi escrivão na Polícia Civil gaúcha. Bem conceituado na Polícia Federal, atuou em diversos Estados brasileiros, como na Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários em São Paulo; foi parecerista da Coordenação de Disciplina da Corregedoria Geral, onde também foi assistente e chefe do serviço de apoio disciplinar; presidiu a comissão de criação/instalação do novo passaporte brasileiro e a comissão de disciplina e do Departamento Penitenciário Federal na Penitenciária Federal de Catanduvas e corregedor regional de polícia no Estado do Pará; atuou na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios, originalmente criada para investigar o escândalo dos Correios e que com o tempo passou a investigar o Mensalão; também atuou na investigação do assassinato do empresário Paulo César Siqueira Cavalcante Farias, o PC Farias, que ganhou notoriedade por atuar como chefe de campanha de Fernando Collor de Mello e por seu envolvimento no escândalo de corrupção que levou ao impeachment do ex-presidente.

Esta é a primeira vez que se candidata a um cargo eletivo, em uma articulação do deputado estadual Eric Lins (DEM). Além do DEM, compõe a coligação Uruguaiana Para Todos o Partido Socialista Brasileiro (PSB), ao qual pertence seu candidato a vice-prefeito, Aerton Rogério Roós Auzani, que também disputa um cargo eletivo pela primeira vez.

Auzani é natural de São Francisco de Assis, tem 51 anos e mora em Uruguaiana há 38 anos. Empresário bem sucedido nos ramos de vestuário e alimentação, foi secretário de Desenvolvimento Econômico do atual adversário por um ano e meio e entre suas realizações na pasta esteve a luta pelo credenciamento do município junto ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, que permite que os produtos produzidos em Uruguaiana possam ser comercializados para outros municípios do Estado. Vice-presidente licenciado do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), Auzani conta com o apoio do comércio.


Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181