URUGUAIANA JN PREVISÃO
Estrangeiros

Prefeitura pede que Ministério da Saúde exija carteira de vacina e PCR

Documento expõe situação do munícipio, com falta de testes para covid-19 e argentinos infectados isolados na cidade.

Foto: Ascom / PMU

A Prefeitura de Uruguaiana encaminhou na segunda-feira, 17/1, ao ministro da Saúde Marcelo Queiroga, documento solicitando medidas de controle mais efetivas no trânsito internacional de turistas, como a exigência da carteira de vacinação com ciclo completo e teste RT/PCR com até 72 horas. Também, solicitou a ampliação do número de profissionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que atuam na aduana.

O pedido expõe a preocupação quanto ao agravamento no número de casos de covid-19 na cidade e principalmente quanto ao trânsito de turistas estrangeiros (argentinos e uruguaios) que cruzam a fronteira para retornar ao seu país de origem.

O documento explica a recente situação em que turistas que apresentam teste positivo para covid-19 não conseguem ingressar na Argentina e precisam cumprir isolamento na cidade. Os argentinos positivados estão tendo que se hospedar em hotéis que se dispuseram a recebê-los e informam diariamente à Secretaria de Saúde sobre o cumprimento do isolamento.

A situação se agrava à medida que os laboratórios privados que realizam o exame RT/PCR estão com o estoque de testes zerado, impedindo que estrangeiros que estão em Uruguaiana cumpram as exigências legais para poder ingressar em seus países e permanecem no Brasil por mais tempo. Até esta terça-feira, eram pelo menos 46 turistas infectados em isolamento na cidade.

"Estamos pedindo providências junto ao Ministério da Saúde, pois a situação é de extrema atenção. Não podemos permitir que a saúde entre em colapso. O isolamento do estrangeiro deve ser feito em sua terra natal. Ele deve ser recebido e atendido pelo seu País de origem para tratamento, ou seja, na Argentina", afirmou o prefeito Ronnie Mello (PP).

Com informações de Ascom/PMU


Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181