URUGUAIANA JN PREVISÃO
Desenvolvimento

Captação de recursos para os bairros é pauta de reunião

O prefeito em exercício, José Fernando Tarragó (PRB) se reuniu, nesta terça-feira, 26/1, com representantes de entidades de moradores de bairros para tratar processo de desenvolvimento de estratégias e atividades para os bairros. O objetivo é formar um núcleo para captação de recursos a serem empregados em projetos nas comunidades. A reunião teve a participação ainda do secretário adjunto de Planejamento Estratégico, Marcelo Parraga. 

No encontro, foi apresentado o plano de trabalho que vem sendo moldado para o desenvolvimento do projeto. De acordo com Tarragó, durante os primeiros encontros estão sendo repassadas aos líderes comunitários noções básicas de realização do trabalho, que será divido em etapas. Na primeira delas será desenvolvida uma avaliação da situação documental de cada associação. "Assim, poderemos buscar a regularização de todas, analisando caso a caso", ressalta. O prefeito em exercício ressalta ainda a importância das entidades conquistarem sua regularidade, pois desta forma estarão aptas a receber auxílios tanto do município, quanto das demais esferas públicas e setor privado. "O papel das associações de moradores é essencial para poder público atender às demandas das comunidades", disse.

A regularização documental das associações integra, conforme o planejamento do trabalho, a segunda etapa. "O objetivo principal dos encontros é regularizar as situações jurídicas das associações, tanto na questão documental, quanto na legitimidade dos líderes e respectivas eleições", explica Parraga. "Neste primeiro momento, foram repassadas informações e solicitados dados para subsidiar alternativa de solução para cada entidade, conforme suas peculiaridades", completou.

Uma vez regularizadas, as entidades poderão receber recursos em nível municipal e estadual.

Na quarta fase, o município será o responsável, uma vez cumpridos todos os requisitos, por repassar recursos aos quais as associações terão direito. Conforme o presidente da Associação de Moradores do bairro João Paulo II, Gabriel Martinez, a reunião foi importante pois notou a importância que o Poder Público vem dando para as demandas das áreas comunitárias do município. "Através do apoio da coordenadoria, teremos mais facilidades para que a Prefeitura possa atender de forma mais rápida e ágil, dando ainda mais eficiência para as necessidades dos bairros de Uruguaiana", reforça. Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro Mascarenhas de Moraes, Edison Farias, a presença dos secretários dá ainda mais segurança e importância para que os encontros sejam produtivos e surtam o efeito necessário para as comunidades reunidas. "Com tudo isso, cremos que teremos a possibilidade concreta de termos nossas solicitações atendidas com ainda mais facilidades", comentou.

Participaram do encontro os seguintes líderes comunitários: João Paulo Soares, presidente da Associação de Moradores do Bairro Santo Antônio; Cláudio Teixeira, líder comunitário do Bairro Cidade Alegria; Gabriel Martinez; Oneide Mambaque, presidente da Associação de Moradores do bairro Santo Inácio; Edison Farias, presidente da Associação de Moradores do bairro Mascarenhas de Moraes; Lucia Clara de Lima Quirino, presidente da Associação do bairro Vila Progresso, na União das Vilas; Catarina Pimentel, presidente da Associação bairro Francisca Tarragó; Sidney Creovaldo, representante do bairro Proficar; Zulma Rodrigues, líder comunitária do bairro Proficar; e Ivete Santana Montandón, presidente da Associação do bairro Barragem Sanchuri.


Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181