URUGUAIANA JN PREVISÃO
Semana Farroupilha

Câmara homenageia personalidades do tradicionalismo

Foto: Divulgação

A manhã desta terça-feira, 14/9, foi de homenagens na Câmara de Vereadores, com a realização de sessão solene alusiva à Semana Farroupilha. Na ocasião, foram homenageadas duas personalidades do tradicionalismo indicadas pela Comissão Organizadora da Semana Farroupilha 2021.

O homenageado da Semana Farroupilha foi Flavio Saldanha. Advogado e compositor, participou dos mais importantes festivais de música nativa do Rio Grande do Sul, ganhando diversos prêmios. Seu gosto por cavalos o levou a participar de classificatórias de paleteada, com premiações de primeiro e segundo lugar. Além disso, participou da final nacional de paleteada em Esteio.

O título de "Mulher Gaúcha" foi recebido por Nilza Lucinda de Castro Salgueiro. Foi mãe gaúcha do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Patrulha do Oeste e patroa junto com o patrão Edevar entre os anos de 2009 e 2011. Dedicada à família, aos trabalhos de artesanato manual e à produção de produtos alimentícios de forma artesanal, conforme a tradição riograndense, Nilza sempre procurou transmitir seus conhecimentos culturais aos mais jovens.

Em nome da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha 2021, Jaime Ribeiro lamentou as perdas pela pandemia. "Tudo que passamos até então, ficarão lições e lembranças boas para que possamos recomeçar. Uma Semana Farroupilha de recomeço", afirmou Jaime.

Já em nome do Poder Legislativo, o vereador Egídio Carvalho (PP) fez referência à data da Guerra dos Farrapos. "Recordamos a Revolução Farroupilha que eclodiu no Rio Grande do Sul e configurou-se na mais longa revolta brasileira. Na guerra se defendia liberdade, igualdade e humanidade. Vamos celebrar com prudência a cultura do nosso povo".

A solenidade foi presidida pelo vereador Carlos Delgado (PP), acompanhado na Mesa de Trabalho do representante do Prefeito e secretário de Cultura, Antônio Brasil Carús; subcoordenadora da 4ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Sonia Trivisiol; e presidente da Comissão, Afonso Falcão. Autoridades tradicionalistas e civis estiveram presentes.


Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181