URUGUAIANA JN PREVISÃO
Penitenciária

BM intercepta entrada de ilícitos na Modulada

Policiais confiscaram diversos aparelhos celulares, carregadores e drogas que iriam ser arremessados para dentro da penitenciária.

Michelle Khouri
Foto: Divulgação

Equipes do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (1º Bpaf) que realizam a guarda externa da Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (Pmeu) interceptaram a entrada de diversos ilícitos na casa prisional no domingo, 20/11.

De acordo com a Brigada Militar, policiais confiscaram um pacote contendo quatro aparelhos celulares e uma bateria. O material foi localizado no corredor das guaritas sendo apreendido pela equipe e encaminhado para a Delegacia de Polícia.

Conforme o diretor da Modulada, Alex Sandro Gomes, a apreensão de materiais ilícitos tem o objetivo de manter a ordem e a disciplina do estabelecimento. No total, 12 agentes penitenciários participaram da ação para combater a entrada de objetos na casa prisional. Os agentes realizaram revistas nas laterais dos módulos e foram confiscados objetos como aparelhos celulares; carregadores; cabos USB e fones de ouvido.

No decorrer da manhã, por volta das 08h25min a outra equipe localizou mais aparelhos e carregadores de celulares de diversas marcas que estavam na área externa da Penitenciária, que também foram apreendidos. Alex Sandro informou que foram confiscados também duas mochilas e um tijolo de maconha.

Em seguida, agentes penitenciários realizaram revistas em celas. Na ação, foram encontrados dois aparelhos celulares; um fone de ouvido; um cabo USB e um carregador.

De acordo com o comandante do 1º Bpaf, major Laerte Soares Maciel, o serviço da guarda externa da Penitenciária Modulada desempenhado pela Brigada Militar, não visa somente a prevenção e intenção de prevenir fugas. Um dos objetivos também é impedir a entrada de qualquer produto ilícito ou até mesmo o ingresso de pessoas que tenham a intenção de promover a fuga de apenados.

O Major conta que nos últimos anos, foi constatado o aumento do número de ocorrências de pessoas que tentam promover a entrada de produtos não permitidos dentro da PMEU. "Seja por meio de drone ou demais formas, pessoas tentam arremessar objetos ilícitos para o pátio da penitenciária", afirma o Comandante.

"Isso reforça a necessidade de o efetivo estar bem-preparado para o serviço desempenhado e que as equipes tenham as ferramentas adequadas para impedir o ingresso dos objetos. Uma vez que os materiais ingressam no estabelecimento penal, abre a possibilidade de propiciar um agravamento de possíveis distúrbios dentro da prisão. Sabendo disso, as equipes da Brigada procuram atuar de maneira preventiva com tanto com a guarda externa da casa prisional quanto o monitoramento realizado pelo Serviço de Inteligência", finaliza o Major.


Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181