URUGUAIANA JN PREVISÃO
Após vistoria

Antigo Senai deve abrigar o 6º Batalhão de Choque

O comando-geral da Brigada Militar esteve em Uruguaiana nesta quarta-feira, 20/1, para vistoriar os locais que poderiam sediar o 6º Batalhão de Polícia de Choque (6º BPChq), cuja criação foi anunciada pelo governador Eduardo Leite (PSDB) no final do ano passado. Estiveram no município o comandante da BM, coronel Rodrigo Mohr, o subcomandante, coronel Vanius César Santarosa, o comandante do Batalhão de Choque da BM, tenente-coronel Cláudio dos Santos Feoli e ainda o major Fábio da Silva Schmitt. Eles estiveram acompanhados do deputado Frederico Antunes (PP), líder do governo na Assembleia Legislativa. O grupo foi recepcionado pelo prefeito Ronnie Mello (PP), acompanhado do presidente da Câmara, vereador Carlos Delgado (PP) e do vereador Clemente Corrêa (PDT). 

Entre os locais visitados o destaque ficou para as instalações onde funcionava o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na Rua Domingos de Almeida. Hoje a área pertence a Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu). Com mais de 4,6 mil metros quadrados de área total e 1,5 mil metros quadrados de área construída, a estrutura deverá ser a sede do 6º Batalhão de Polícia de Choque. "Constatamos que aquela área poderá comportar toda a estrutura necessária para que possamos instalar o batalhão", declarou Mohr. Conforme ele, além do trabalho específico do Batalhão, sua instalação no município servirá para que operações especiais com ação do pelotão sejam realizadas com mais rotina. Além disso, a própria circulação de mais policiais pela cidade também vai gerar uma maior sensação de segurança aos moradores. "Com a vinda do 6º Batalhão de Polícia de Choque, a BM não vai diminuir. Pelo contrário, só vai crescer", acrescentou.

Conforme o comandante do 1º Batalhão de Polícia de Choque, com sede em Porto Alegre, tenente coronel Cláudio dos Santos Feóli, a previsão inicial é de que sejam deslocados para Uruguaiana cerca de 160 policiais que irão integrar o batalhão. Dessa forma, o atual efetivo do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF) não será desfalcado. "Porém, essa conta pode aumentar, pois na previsão legal, um pelotão do porte que estaremos implantando aqui pode chegar a 240 componentes", salientou.

Ronnie Mello disse que o município será sempre parceiro da Brigada Militar e que fará todos os esforços necessários para que o pelotão seja instalado em Uruguaiana. "Quero deixar aqui, o meu compromisso com a Brigada Militar do Rio Grande do Sul em fazer o que for possível para que a instalação do 6º Pelotão ocorra em Uruguaiana ainda no primeiro semestre deste ano", declarou durante reunião no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.

Também foram visitados a sede do 1º BPAF e o anexo desocupado da Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana.


Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181