URUGUAIANA JN PREVISÃO
Brigada Militar

6º Batalhão de Polícia de Choque tem sede definida

Com mais de 4,6 mil m² de área total, antigo Senai, na Rua Domingos de Almeida, será a sede do batalhão.

Foto: Divulgação

O 6º Batalhão de Polícia de Choque (6º BP Choque), anunciado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) em dezembro passado e que será sediado em Uruguaiana, já tem local definido. Ele será instalado na Rua Domingos José de Almeida, onde antigamente funcionava o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Hoje a área pertence a Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (Aciu). Em janeiro, o comando-geral da BM esteve em Uruguaiana e vistoriou o local. Desde então, vem negociando com a entidade.

A confirmação veio nesta quarta-feira, quando o comandante Geral da Brigada Militar, Vanius Cesar Santarosa, aceitou a proposta da Aciu com relação ao valor e prazo de locação. Detalhes da negociação não foram divulgados, mas o CIDADE apurou que o aluguel da estrutura será de aproximadamente R$ 25 mil ao mês. O estado tem mais de 4,6 mil metros quadrados de área total e 1,5 mil metros quadrados de área construída. A previsão é de que o batalhão será instalado no final deste semestre.

A instalação do 6º BP Choque no município vai qualificar a estratégia de pronta-resposta, com cobertura do policiamento de choque em toda a faixa da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e a Argentina. Irá auxiliar na intensificação de operações policiais especializadas para o combate às organizações criminosas que operam de forma transnacional, em atividades ilegais como tráfico de drogas e contrabando de armamento e mercadorias. Também irá representar um reforço importante para a repressão de crimes rurais típicos da região, como o abigeato e o furto de maquinários e insumos agrícolas.

A posição do 6º Batalhão de Choque também fortalece a capilaridade da atuação das tropas de pronto-emprego, com alto nível de treinamento para execução de tarefas de restauração da ordem pública, controle de distúrbios e, principalmente, ocorrências de grande proporção. Com a nova unidade, as operações das seis tropas especializadas poderão cobrir todas as áreas do Estado com maior agilidade e mais eficácia - a estimativa é conseguir realizar deslocamentos para qualquer ponto no RS em até uma hora e meia, aproximadamente.

O trabalho também ganha em qualidade a partir da criação do Comando de Policiamento de Choque, que vai unificar e padronizar o emprego, o treinamento e as ações das seis unidades, o que resulta no fortalecimento de todo o sistema operacional de pronta resposta e repressão qualificada ao crime organizado, além de melhoria nas atividades de apoio às tropas de policiamento ostensivo e forças táticas - a criação do CP Choque não afetará o auxílio prestado aos Comandos Regionais aos quais atualmente estão vinculados.


Imagens

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181