URUGUAIANA JN PREVISÃO
Epicovid19

Devido ao mau tempo, início de pesquisa é antecipado

Foto: Ascom/PMU

A Prefeitura de Uruguaiana informou que a pesquisa Epicovid19, conduzida pelos pesquisadores da Universidade Federal do Pampa, sob a coordenação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) será iniciada nesta sexta-feira, 22/5, em virtude das condições climáticas adversas na fronteira oeste.

As dificuldades impostas pelo mau tempo poderão acarretar atrasos no desenvolvimento da pesquisa prevista inicialmente para começar neste sábado, 23/5. Porém, com as chuvas intensas dos últimos três dias, foi necessário antecipar em um turno a realização do trabalho. 

Com isso, os pesquisadores ganham mais tempo para o levantamento das informações da quarta e última etapa da pesquisa que visa estimar o percentual de gaúchos infectados pela Covid-19; avaliar a velocidade de expansão da infecção; fornecer indicadores precisos para cálculos da letalidade e determinar o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas.

O estudo pretende testar e entrevistar 4,5 mil pessoas, em nove cidades das regiões demográficas do Rio Grande do Sul, segundo classificação do IBGE: Uruguaiana, Canoas, Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Maria, Ijuí e Santa Cruz do Sul.

Pesquisa 

Em Uruguaiana, o trabalho é realizado por entrevistadores - profissionais e estudantes voluntários da área de saúde - têm identificação do estudo e vestem equipamentos de proteção individual - máscaras, óculos, luvas e jalecos. Durante a visita, os entrevistadores aplicam um breve questionário e coletam uma amostra de sangue (uma gota) da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos. O teste rápido detecta a presença de anticorpos, que são defesas produzidas pelo organismo somente depois de sete a dez dias da data de contágio pelo vírus. Dentro desse período, o resultado pode apontar negativo, mesmo que a pessoa tenha contraído o coronavírus. Em caso de resultado positivo, os participantes recebem um informativo com orientações e, em seguida, são contatados para acompanhamento e suporte da Secretaria Municipal da Saúde.


Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181