URUGUAIANA JN PREVISÃO
Projeto Voluntário

Cãopanha realiza evento para arrecadar fundos

Segunda edição do Cãopanha Fest acontecerá gratuitamente no Parcão na tarde de domingo.

Michelle Khouri
Foto: Divulgação

O projeto voluntário de resgate e alimentação de animais de rua Cãopanha realizará neste domingo, 7/8, a segunda edição do Cãopanha Fest. O evento gratuito, que visa arrecadar fundos para manter o trabalho, acontecerá das 14h às 18h no Parque Dom Pedro II, o Parcão.

O festival contará com a participação de diversas empresas e colaboradores como prestações de serviços e comercialização de bebidas, doces e salgados. Ao longo do evento também ocorrerão sorteios. No local, um professor de parasitologia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) estará disponível para esclarecer dúvidas frequentes em relação aos pets. Já equipes do curso de Medicina Veterinária da instituição realizarão a vermifugação gratuita de animais.

De acordo com a organizadora e fundadora do grupo, Drielly Delgado, empresas que se cadastraram para participar do evento doarão parte - ou valor integral - do montante arrecadado para apoiar o projeto. O maior objetivo da festa é conseguir quitar as dívidas que o projeto possui.

Segundo Drielly, atualmente, o grupo conta com animais sendo abrigados em lares temporários e dívidas mensais com as casas de passagem. Além disso, liquidar com esses valores é necessário para poder dar andamento no projeto inicial, que consiste em focar em comedouros espalhados pela cidade e nas castrações de animais de rua.

"Com a chegada da pandemia alguns integrantes se desligaram da Cãopanha, no entanto, as contas com os veterinários, produtos, remédios e alimentação se mantiveram. Isso gerou um acúmulo de contas e a solução que encontramos foi a realização de um evento de grande porte para ver se conseguimos acabar com todas as pendências financeiras", afirma.

Projeto

O Projeto Voluntário foi criado em abril de 2019 apenas com a intenção de instalar pontos de alimentação com comedouros e bebedouros fixos em locais estratégicos da cidade, onde há maior circulação de animais. Com a expansão, o grupo iniciou o resgate de cães e gatos e realiza a castração gratuita dos animais.

Agora o projeto não efetua o resgate de animais, no entanto, o grupo prossegue com a meta de castrar animais errantes. Dessa forma é possível fazer o controle populacional de cães e gatos que vivem nas ruas. Além disso, o objetivo é manter os comedouros já instalados e acrescentar novos pontos de alimentação em bairros mais desprovidos de auxílio.

Atualmente, o Cãopanha conta com dois cães na casa de passagem aptos para a adoção responsável: o Simba e o Zezinho. O Simba é um labrador de cerca de cinco anos que foi resgatado das ruas com leishmaniose, apesar de estar curado, ele precisa manter as medicações diárias. Já o Zezinho é um cão idoso com aproximadamente 14 anos e foi resgatado das ruas em um dia muito frio, estava desnutrido e desidratado. Após ficar 14 dias internado, ele está disponível para adoção.

Este é um projeto independente, uma vez que não há ligação com nenhuma ONG ou instituição do município. É possível contribuir com o projeto realizando doações de ração ou contribuições financeiras. Basta entrar em contato com o grupo através do e-mail sheilaoliveira1999@outlook.com que também é a chave para transferências via PIX ou então via redes sociais para que um dos integrantes possam retirar a doação. Além disso, os donativos podem ser entregues nos pontos de arrecadação que são lojas apoiadoras do projeto que fazem o serviço de cofre e armazenam as entregas até que o grupo retire.


Imagens

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181