URUGUAIANA JN PREVISÃO
Desenvolvimento

Avança projeto de instalação de usina de biomassa em Uruguaiana

Empreendimento articulado pelo empresário alegretense Lucio do Prado transformará casca de arroz em energia, gerando emprego e ainda sanando uma dificuldade ambiental das empresas arrozeiras.

Gabriela Barcellos

Avança o projeto de instalação de uma usina de biomassa que utilizará casca de arroz para gerar energia. O projeto é privado, desenvolvido pela empresa Enerbio, referência em projetos de energia limpa e articulado pelo empresário alegretense Lucio do Prado, ex-diretor administrativo do Grupo CEEE e atualmente pré-candidato a deputado estadual pelo Progressistas (PP).

Prado atua no projeto desde que estava na CEEE. "Na ocasião, a CEEE Geração não tinha capacidade de execução do projeto. Então, junto com o senador Luis Carlos Heinze, fomos atrás dos investidores", explica. Ele cita ainda que, além do impacto financeiro e da geração de empregos, o projeto tem a capacidade de sanar uma dificuldade do setor orizícola relacionado ao meio ambiente. "Hoje as empresas descascam o arroz e são autuadas pela Fepam porque não têm onde colocar a casca de arroz, que não pode ser largada na natureza", explica.

Conforme Prado, o projeto está pronto, restando somente alguns últimos ajustes junto ao município, que cedeu o espaço para instalação da usina. Há poucos dias, inclusive, o empresário manteve audiência com o prefeito Ronnie Mello (PP) sobre o tema. Já as licenças ambientais, ele explica que já estão sob análise da área técnica da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

O projeto da UTE Uruguaiana terá 5,0 MW de potência instalada na primeira etapa, podendo chegar a 19 MW na segunda etapa. Disso dependerá a disponibilidade de casca de arroz. A previsão de investimento é de R$ 60 milhões na primeira etapa, com geração de cerca de cem empregos diretos na fase de obras e 30 empregos diretos na fase operação.

Lucio do Prado destaca que o projeto está sendo viabilizado somente com investimento privado e com capital 100% nacional. "Temos como parceiros indústrias de beneficiamento de arroz de Uruguaiana e como investidor a empresa Infravix", conta. Ele lembra ainda que a Prefeitura Municipal é também uma parceria, com a cedência do terreno para instalação da usina.

A previsão é de que as obras tenham início no mês de agosto e a conclusão ocorra em março de 2024.


Imagens

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181