URUGUAIANA JN PREVISÃO
Influenza

Ampliado público-alvo da vacina contra a gripe

Foto: Ilustração

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) decidiu ampliar as faixa etária do público apto a receber a vacina contra a Influenza. A partir desta sexta-feira, 13/5, crianças de cinco a nove anos e os adultos com 55 anos ou mais já podem procurar os postos de saúde de Uruguaiana para receber a vacina da gripe.

A decisão de ampliar o público para a imunização contra o vírus foi tomada na quinta-feira, 12/5, em conjunto com o Conselho de Secretaria Municipais de Saúde (COSEMS). De acordo com a SES, o Rio Grande do Sul já registrou neste ano 272 casos de internações, sendo 41 óbitos, em virtude da Influenza.

Segundo a secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, estes dois novos grupos concentram os maiores coeficientes de internações entre os não elegíveis para a campanha e necessitam de proteção.

A primeira etapa da campanha deste ano foi aberta em 4 de abril para pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. As crianças acima de seis meses e menores do que cinco anos tiveram o início da sua fase antecipado, em 25 de abril. Já no dia 2 de maio foram liberados para a imunização os demais grupos prioritários, como gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, entre outros.

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.


Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181