URUGUAIANA JN PREVISÃO
Vacina contra a covid-19

Adolescentes com comorbidades já podem se vacinar

Jovens entre 12 e 17 anos estão autorizados à receber o imunizante da Pfizer/BioNTech

Foto: Divulgação

O Governo do Estado anunciou nesta quarta-feira, 21/7, a inclusão de adolescentes entre 12 e 17 anos, portadores de comorbidade no Plano Estadual de Vacinação contra a covid-19 do Rio Grande do Sul. De acordo com o documento, o público pertence ao grupo de risco em relação ao quadro clínico grave e a letalidade para a doença.

Sendo assim, a vacinação em Uruguaiana inicia nesta quinta-feira, 22/7. São oferecidas 456 doses para adolescentes portadores de obesidade grave, doenças cardiovasculares, neurológicas e pulmonares, diabéticos, imunodeprimidos, entre outros.

A imunização ocorrerá a partir das 8h até as 19h no estacionamento do Posto Central (ESF 21). Será necessário apresentar documento com foto, CPF, cartão do SUS, cartão de vacina, laudo médico e/ou receituário que comprove a comorbidade. Adolescentes com autismo terão preferência na fila. Os demais grupos de vacinação não serão atendidos no Posto Central nessa data.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso exclusivo da vacina da Pfizer®/BioNTech após apresentação de estudos que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo. No entanto, deverá ser respeitado o prazo mínimo de 10 semanas e máximo de 12 semanas entre a primeira e a segunda doses. A ação tem como objetivo não comprometer a aplicação de doses destinadas para primeira aplicação.

Confira a lista completa:

- Obesidade grave

- Pneumopatias Crônicas Graves (asma)

- Imunodeprimidos (doença congênita/rara /genética/autoimune, neoplasias ou outras condições que prejudiquem a resposta imunológicas no momento atual/tratamento, cardiopatias congênitas com consequências sistêmicas, doenças reumatológicas com uso de medicamentos imunossupressores, pessoa vivendo com HIV, neoplasias ou doenças hematológicas em tratamentos ou que justifiquem imunossupressão)

- Hemoglobinopatia grave (doença falciforme ou talassemia maior)

- Doença cardiovascular

- Doença neurológica crônica

- Diabete Mellitus 

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181