URUGUAIANA JN PREVISÃO
Enem

Gabarito oficial será divulgado nesta quarta-feira

Michelle Khouri
Foto: Ilustração

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgou nesta segunda-feira, 21/11, o calendário oficial do processo. O gabarito oficial das provas - aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro - será divulgado nesta quarta-feira, 23/11, no portal do Instituto.

Segundo o cronograma, a data para a divulgação das notas será dia 13 de fevereiro de 2023. Já o espelho da redação, com os detalhes das correções dessas provas serão divulgados apenas em abril, junto com as notas dos participantes treineiros.

No primeiro dia de provas, aplicadas no domingo dia 13 de novembro, os estudantes responderam questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação, com o tema "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". Já na segunda etapa do Enem, no último domingo, 20/11, foram aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com mais 90 questões.

Ao todo, 2 351 513 participantes compareceram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 no último domingo, 20/11. O número corresponde a 67,6% dos cerca de 3,4 milhões de inscritos nas versões impressa e digital. Entre os presentes, 2 321 625 realizaram as provas em papel, e 29 888, em computador. Os dados são preliminares, tendo em vista que os números conclusivos dependem da apuração definitiva do consórcio aplicador.

Reaplicação

Aqueles que faltaram a alguma das aplicações por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas previstos nos editais já podem pedir para fazer as provas de reaplicação. Os exames acontecerão nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. Nessas datas, o Inep também aplicará o exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2022. O período de solicitação termina na próxima sexta-feira, 25/11.

Em casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente. Já em relação a problemas logísticos, o Instituto avaliará as solicitações, de acordo com as possíveis intercorrências registradas. Os que faltaram a qualquer um dos dias do Enem por motivos que não se enquadram no edital não tem direito à reaplicação.


Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181