URUGUAIANA JN PREVISÃO
Unipampa

Curso de Farmácia pesquisa sobre as proteínas do vírus SARS-CoV-2

Foto: Divulgação

O professor Favero Reisdorfer Paula, juntamente com os discentes do Curso de Farmácia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Uruguaiana, desenvolveu a pesquisa intitulada "Insights on 3D Structures of Potential Drug-Targeting Proteins of SARS-CoV-2: Application of Cavity Search and Molecular Docking" (Percepções e Destaques de Estruturas de Proteínas de SARS-CoV-2 em 3 Dimensões com Potencial de Interação Fármaco e Receptor Biológico: Aplicação de Pesquisa de Cavidades e Interações Moleculares).

O estudo, que contou com a colaboração de pesquisadores de outras instituições nacionais como a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), utilizou modelos computacionais de diversas proteínas do vírus SARS-CoV-2 com a finalidade de descobrir qual é o local molecular mais favorável para ação de antivirais novos, buscando prever as interações moleculares com estes alvos biológicos.

A pesquisa em modelos 3D de proteínas e a busca de locais moleculares ativos são ferramentas importantes para auxiliar na descoberta de medicamentos antivirais eficazes para combater a covid-19. Ainda, a partir do estudo, verificou-se que alguns fármacos como o ritonavir e lopinavir não apresentam boa interação com proteínas virais e não apresentam atividade antiviral frente a covid-19, fato que foi comprovado pela literatura internacional.

Com informações da professora Elisa Lubeck.


Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181