URUGUAIANA JN PREVISÃO

Governo do Estado

Monitor da Estiagem entra no ar com informações em tempo real

Reprodução/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Plataforma concentra diversos dados sobre o cenário da seca e ações do governo, possibilitando gestão orientada por evidências.

Desde o domingo, 5/3, o governo do Estado disponibilizou a página do Monitor da Estiagem para acesso de toda a sociedade. O site (proclima2050.rs.gov.br/monitorestiagem) teve uma primeira versão ainda teste apresentada pelo governador Eduardo Leite para a imprensa no mês de fevereiro, mas recebeu melhorias e novo layout.

O monitor dispõe de informações sobre a situação da estiagem no Rio Grande do Sul em tempo real, análise climática e lista investimentos e ações realizadas pelo governo, possibilitando a gestão orientada por dados e evidências. “Este é um dos produtos que serão entregues à sociedade gaúcha dentro do programa Supera Estiagem. São iniciativas que caracterizam a nova forma do governo tratar o problema da falta de chuvas, com um olhar permanente, a fim de minimizar os efeitos pontuais. O monitor reúne informações das variações de disponibilidade hídrica e seus prejuízos, as ações governamentais, possibilitando a revisão de iniciativas e proposições mais assertivas”, reforçou a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.

O desenvolvimento do monitor foi coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), com colaboração da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Secretaria do Desenvolvimento Regional (SDR) e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. As melhorias foram implementadas pela Codex, especialista em soluções de gestão e análise de informação.

"A divulgação de informações claras e tempestivas acerca da atuação do Estado é o accountability para com a sociedade na medida em que o monitor apresenta o tema de forma multifatorial, em tempo real, sobre as condições climáticas e as ações do Estado, propiciando aos gestores públicos a sinergia em ações de prevenção, preparação e resposta nas decisões imediatas e ao planejamento de médio e longo prazo", aponta o secretário da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira.

A plataforma teve como base três pilares: informações espaciais, com a geoespacialização de todos os municípios que estão em situação de emergência; padronização e análise de dados; e disponibilização das informações de forma intuitiva e objetiva. O monitor também disponibiliza links para ferramentas externas, como a Sala de Situação e o Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS).

O titular da Seapi, Giovani Feltes, ressaltou que essa é uma ferramenta que dá transparência aos dados e, ao mesmo tempo, traz informações úteis para a sociedade. “Os dados gerados por meio do Simagro-RS, também disponíveis no monitor, dão suporte ao produtor rural para o planejamento de suas atividades dentro das propriedades”, enfatiza Feltes.

Totens na Expodireto

Dez totens foram instalados pelo governo do Estado no parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, tornando o Monitor de Estiagem público e de fácil acesso aos visitantes. Quem passar pelo evento entre os dias 6 e 10 de março poderá acessar a ferramenta via QR Code.

O governador Eduardo Leite e uma comitiva de secretários de Estado participarão do tradicional evento do setor e que, este ano, tem foco em novas tecnologias para o campo e em geração de negócios.

Fronteira oeste lidera colheita do arroz Anterior

Fronteira oeste lidera colheita do arroz

Começou a Abertura da Colheita do Arroz Próximo

Começou a Abertura da Colheita do Arroz

Deixe seu comentário