URUGUAIANA JN PREVISÃO
Hereford e Braford

ABHB comemora crescente procura pelas raças em 2021

Para a entidade, ano foi de desafio, principalmente ao assumir a responsabilidade de dar continuidade ao crescimento das raças Hereford e Braford.

O ano de 2021 para a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) reforçou a busca por avanço em todos os setores da entidade e crescimento das raças em todo o país. Após um período de obstáculos provocado pela pandemia, a Associação trabalhou firme para a retomada de todas as suas atividades.

De acordo com o presidente, Eduardo Soares, foi um ano de grandes desafios, principalmente ao assumir a responsabilidade de dar continuidade ao crescimento das raças Hereford e Braford. "Para a ABHB foi um ano muito importante pela retomada que tivemos em diversos processos em função da pandemia. Um ano de solidificação dos biotipos do Hereford e do Braford nas pistas de exposições, e isso, cada vez mais, se refletiu no campo em boas produtividades e na credibilidade das raças".

Soares, que assumiu a diretoria da entidade em março de 2021, conta ainda que traçou novas metas e objetivos para melhorias com retorno a curto e longo prazo. "Ao lado de toda a diretoria e equipe, buscamos fortalecer e estreitar os laços com criadores e investidores, além de realizar ações de fomento para estimular a criação das raças em outros estados do Brasil".

A retomada das atividades, iniciou nas pistas de julgamento com a realização da Exposição Nacional e participação na Expointer. Ao todo 550 animais de expositores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná desfilaram nas pistas. A conectividade foi o grande diferencial das feiras com a transmissão completa de toda programação da ABHB. "Preparamos uma ampla estrutura de som e imagem para levar a casa de todos os criadores e amantes das raças toda a programação. Além disso, tivemos em pista uma qualidade excepcional das raças Hereford e Braford, com animais muito produtivos, moderados em seu tamanho, adequados aos ambientes de produção e com muito manto carniceiro", destacou Soares.

Toda essa qualidade nas pistas refletiu também nas comercializações da temporada de remates de primavera. Ao todo 27 remates foram oficializados pela ABHB, registrando um crescimento de 75% no faturamento total, somando mais de R$ 44 milhões em vendas. Na avaliação do Presidente da ABHB, os valores surpreenderam positivamente. "Tivemos uma primavera acima das nossas expectativas, com incrementos muito importantes. A tendência é as raças serem, ainda mais, demandadas, evidenciando o trabalho das pistas e da seleção dos nossos técnicos e criadores, o que leva o desempenho dos nossos animais no campo e o resultado da carne no frigorífico".

E através da grande procura pelas raças Hereford e Braford em eventos, remates e feiras, o Programa de Fomento vem trabalhando intensamente levando aos criadores informações, e atendendo demandas dos produtores interessados. Eduardo conta que o Programa está atuando nas regiões do Centro-Oeste, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, assim como está fortalecendo ainda mais as regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O resultado de todo esse processo, da busca de biotipos mais produtivos, de reprodutores mais eficientes, e da valorização nos preços, ocasionou também na grande demanda por carne de qualidade.

Este ano o Programa Carne Hereford encerrou com motivos de sobra para comemorar, pois por meio dos parceiros da indústria, ele vem ganhando consistência. Além dos cinco parceiros já existentes, o Programa contou com a entrada de um novo frigorífico no estado do Paraná, o Frispar. Conforme conta Soares, em 2021 o novo parceiro estará começando seus abates e remunerando os produtores da região. "Este foi mais um importante passo do Programa Carne Hereford. Em breve teremos também algumas novidades no Rio Grande do Sul, em termos de marcas de carne que levarão o selo da Carne Hereford", explicou.

Outros dois setores que apresentaram crescimentos importantes foram o Registro Genealógico da ABHB e o Programa de Avaliação Genética PampaPlus. Ambos tiveram alta procura de produtores. "Crescimento este que evidencia a busca por animais de genética e a busca de investimento do produtor", destacou o dirigente. Ele conta ainda que, para o setor de Registros, a entidade já está trabalhando em um programa virtual que será instalado nos próximos meses, na busca de agilidade e facilidade de todos os processos.

Para 2022, Soares informa que a entidade está focada na expansão das raças Hereford e Braford, através da realização de exposições, ações de fomento e divulgação da ABHB. "Agradeço em nome de toda a diretoria e todos os funcionários por confiarem em nosso trabalho ao longo de 2021 e, com certeza estaremos todos juntos no próximo ano trabalhando em prol do crescimento das raças". O dirigente completa ainda que a Associação já está trabalhando para as exposições de 2022. "Para 2022 temos confirmada, até o momento, a especial Expobel, no estado do Paraná, que ocorrerá em março, a Exposição Nacional, que acontecerá em maio, Expointer nos meses de agosto e setembro, e a especial de primavera em São Gabriel".


Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181