URUGUAIANA JN PREVISÃO
mercado de trabalho

Está se candidatando à uma vaga de emprego? Confira essas dicas!

Orientador de educação profissional do Senac Uruguaiana aponta questões que devem ser observadas por quem está em busca de uma oportunidade.

É possível uma pessoa se transformar em um profissional destacado e bem-sucedido, sem qualificação? Não, pois além da formação profissional preparar o candidato, ela também sinaliza para a empresa que do outro lado está alguém que escolheu investir seu tempo e dinheiro na busca de uma qualificação para obter o conhecimento e as ferramentas necessárias para proporcionar não só o seu próprio crescimento profissional como, também, fazer com que a empresa obtenha retorno sustentável de investimento. Confira algumas dicas para se destacar no mercado de trabalho:

Não seja só mais um candidato

Busque desde o princípio mostrar suas qualidades e transmita essa sensação para o recrutador de maneira sutil com pequenas atitudes como, por exemplo, ser o primeiro a chegar, ter iniciativa e procurar ser atencioso e educado com todas as pessoas presentes.

Autenticidade e naturalidade

O candidato está objetivando começar uma relação com a empresa. Desta forma, é preciso que ele tenha consciência de que uma relação confiável e duradoura só pode ser possível baseada na integridade das mensagens verbais e não verbais. Por esse motivo, é fundamental que o candidato seja autêntico e aja de acordo com o que ele realmente é, sem improvisos ou frases prontas, uma vez que o recrutador é uma pessoa preparada para identificar esses sinais.

O básico precisa estar atendido

Ser pontual, estar bem-vestido, ser educado e ter iniciativa, do ponto de vista da empresa, é o mínimo que se espera.

Conheça a empresa

Um pré-requisito para qualquer candidato que deseja conquistar uma vaga é conhecer a empresa, buscando o maior número de informações referente a ela e, principalmente, sobre a vaga que está sendo almejada.

Conquiste a empresa

É necessário demonstrar interesse em relação àquela conquista, mas focar em fazer com que a empresa perceba o quanto será benéfico para ela começar essa relação, uma vez que a decisão está nas mãos dela.

Demonstre seu valor

Use como estratégia seus pontos fortes já realizados, mas sempre tomando o cuidado para não demonstrar arrogância ao mencioná-los. Procure conectar esses pontos positivos com a vaga almejada.

Ninguém faz nada sozinho

Não é novidade para ninguém que as empresas que lideram o mercado são aquelas que obtêm o maior número de líderes atuando em seus setores e processos, transformando grupos em equipes de sucesso. Desta forma, faça com que a empresa perceba que você poderá ser um profissional com esse perfil.

Pós-entrevista

Sabe-se que o nosso cérebro tem um poder enorme de nos sabotar, fazendo com que, em algumas ocasiões, nos transformemos em nossos principais inimigos, configurados em ansiedade, expectativas e pensamentos pessimistas. Minha sugestão é: DESLIGUE. Faça tudo que estiver ao seu alcance durante o processo de recrutamento e seleção. Mas, após isso, tente relaxar a sua mente, nunca deixando de se fazer presente e acompanhar o encerramento do processo de seleção, tomando muito cuidado com os canais de comunicação entre você e a empresa.

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181