URUGUAIANA JN PREVISÃO
Cavalo Crioulo

Prévia define lista completa para Morfologia na Expointer

Mais 106 exemplares foram aprovados para a modalidade da ABCCC que também divulgou o nome dos jurados para o evento na feira.

Foram quatro dias de avaliação, 371 exemplares admitidos e 106 aprovados para a Morfologia Expointer através da Prévia Morfológica 2022. No principal palco da raça Crioula, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, os exemplares passaram pelo crivo de avaliação dos técni-cos Christina Freitas Bandeira de Mello, Gustavo Arhanitsch e Rodrigo Rodrigues Teixeira, todos credenciados à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), na bus-ca de uma vaga na final.

Entre os dias 6 e 9 de julho, 143 exemplares foram pré-aprovados, etapa que precede a deci-são final do trio de avaliadores, que foi tomada ao final de toda a avaliação, ainda na tarde de sábado, 9 de junho. A Final do ciclo Morfológico de 2022 acontece junto à Expointer, entre os dias 24 e 27 de agosto de 2022, e contará com o julgamento de João Francisco Silveira na ca-tegoria Machos e Felipe Malfatto Fleitas na categoria Fêmeas, nomes também divulgados neste final de semana pela associação.

Os exemplares aprovados na Prévia se juntam aos 144 exemplares já classificados para a Morfologia Expointer através das 19 Exposições Passaportes realizadas a partir do mês de abril, percorrendo oito estados brasileiros, somando - com os 106 selecionados na prévia - os 250 finalistas deste ciclo morfológico. Além disso, a Prévia Morfológica definiu 15 machos e 15 fêmeas reservas (que serão chamados, caso necessário, na ordem divulgada na lista oficial).

O técnico Rodrigo Rodrigues Teixeira agradeceu a oportunidade de contribuir com a raça nes-te momento. "Agradecer a ABCCC pelo convite, ficamos muito agradecidos pela confiança e cientes do tamanho da responsabilidade que tínhamos, juntamente com o apoio que rece-bemos durante todo evento do nosso Conselho Deliberativo Técnico, com ampla liberdade para trabalharmos e fazermos o melhor possível pela raça Crioula", afirmou Teixeira.

A técnica Christina Freitas Bandeira de Mello chamou a atenção para os detalhes dos animais durante todas as suas apresentações em pista. "A gente buscou, como é tudo no detalhe, anotar tudo: se não tinha qualidade na andadura em relação aos outros, já que nosso cavalo é de sela, é feito para andar, a apresentação é muito importante e só tínhamos aquele mo-mento. Desde o momento que entrou em pista estava sendo avaliado. Nós tentamos manter o mesmo critério para todos, observar os detalhes, já que todos têm qualidade", revelou Christina.

Gustavo Arhanitsch reforçou o nível desta Prévia e da decisão feita nos detalhes. "Os criado-res, os cabanheiros estão de parabéns, animais muito bem apresentados, de pelo muito bo-nito, os animais muito bem cuidados e equilibrados entre massa muscular e massa gorda. Realmente foi no detalhe, quando a gente tem um alto nível de competição é o detalhe que faz a diferença, tinham 371 animais para pouco mais de 100 vagas", finalizou o técnico.

O Ciclo Morfológico do Cavalo Crioulo tem o patrocínio de Supra, Facta Financeira e Vetnil. A lista completa dos animais aprovados e os reservas podem ser conferidas no site da ABCCC em www.abccc.com.br.


Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181