URUGUAIANA JN PREVISÃO
Citros

Citricultura cresceu no município

Atualmente município produz laranja de dez variedades, limão e bergamota.

Foto: Ilustração

Mesmo Uruguaiana não tendo um solo propício para a fruticultura devido à grande retenção de umidade, há um crescente investimento na produção local de citros, que considera especialmente a temperatura, vista como diferencial positivo.

"A grande radiação solar proporciona maior concentração de açúcar na fruta, e o clima ameno permite uma boa estética", explica o engenheiro agrônomo Pablo Rosina. Por tudo isso, a fruta produzida no município obtém um equilíbrio entre acidez e açúcar, considerado ideal.

A produção acelerou a partir de 2009 e hoje o município pode garantir atendimento a demanda somente com a produção local, além de vender o que produz para outros pontos do país.

O potencial da fruta da região

Atualmente são produzidas dez variedades de laranja entre os tipos precoce, médio e tardio, tornando possível a colheita de citros de abril a novembro sem interrupção. Além da laranja, a bergamota é colhida entre abril e junho e o limão o ano inteiro.

Desafios

Mesmo com os avanços obtidos nos últimos anos, há ainda um longo caminho a ser percorrido. Entre os desafios enfrentados pelos produtores locais estão a manutenção e comercialização da produção. O custo elevado para a manutenção durante todo o ano e o encaminhamento de parte da produção para as redes locais de venda ainda são problemas a serem superados.

Suporte do município

Conforme o diretor municipal de Agricultura, Thiago Davila, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico mantém suporte de atendimento aos pequenos citricultores através da participação direta de parceiros especializados que prestam um serviço de alta qualidade específica na área de assistência técnica. "Além disso, temos também o trabalho da Patrulha Agrícola que faz a preparação do solo para o plantio das mudas para aqueles produtores que estão iniciando o plantio", explica.

A expectativa da atual colheita dos pomares de laranja, que iniciou em abril e se estende até outubro, é de superação em relação aos números do ano passado. Hoje Uruguaiana conta com doze produtores reunidos pela Associação de Citricultores, que utilizam para plantio 220 hectares no total.


Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181