URUGUAIANA JN PREVISÃO

29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz começa hoje

Gabriela Barcellos

Começa hoje a 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão, próxima à Pelotas. A programação se estende até o dia 22 e neste ano o tema do evento é "Matriz Produtiva: Atividade Diversificada, Renda Ampliada". O evento terá como seu principal foco levar aos produtores informação, conhecimento, inovações e a permanente busca de soluções para as lavouras orizícolas do Rio Grande do Sul.

Hoje a programação inclui visitas às Vitrines Tecnológicas, Feira e Dinâmicas de Equipamentos, reunião da Câmara Setorial Nacional do Arroz, visita guiada
à Coleção de Plantas Forrageiras e Integração Lavoura Pecuária, além de oficinas como farinha de arroz e Palestra 'Os Benefícios do Arroz para a Saúde' e 'Produção de Alimentos à Base de Arroz e Derivados'


Fórum técnico

Acontece ainda o Encontro da Aviação Agrícola e, no auditório principal, o Fórum Técnico, a partir das 14h. O primeiro painel é 'O arroz irrigado na metade sul do Rio Grande do Sul e a necessidade de diversificar'. Neste será apresentado o Projeto 10+: Contribuição para a Rentabilidade do Arroz no Rio Grande do Sul, com Luciano Carmona, líder do programa Agronomia FLAR e coordenador técnico do Projeto 10+; e 'Prioridades para atingir a estabilidade produtiva de soja em terras baixas', com Giovani Theisen, engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Clima Temperado. O moderador será Gustavo Lara, produtor rural. O segundo painel é 'Segredos e Particularidades do Plantio na Várzea' do qual será moderador Alberto Giulliani Neto, diretor de produção da Formosa Agropecuária. Participam deste debate Werner Santos (vice-presidente de vendas e Marketing da AGCO), Eduardo Martini (gerente divisional de vendas John Deere), Rafael Manfroi Miotto (vice-presidente da New Holland) e Enio Krunt Júnior (engenheiro agrônomo da Porteira Adentro).

O Painel de Diversificação com Pecuária será moderado por Dirceu Agostinetto, diretor da Faculdade de Agronomia da UFPEL e a programação conta com o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Clima Temperado Jamir Silva, falando sobre 'Integração Lavoura e Pecuária, desafio que já é realidade' e o engenheiro agrônomo da empresa Pastos, Giovanni Fernandes, falando sobre 'As forrageiras a serviço da sustentabilidade dos sistemas produtivos de arroz'. O encerramento do Fórum está marcado para às 17h.


Lançamento

O Fórum Técnico terá um intervalo, no qual a Embrapa aproveitará para fazer o lançamento, às s16h30min, da Cultivar de Arroz da Embrapa BRS Pampa CL, aos cuidados do pesquisador Ariano de Magalhães Junior.
A programação completa da 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz está disponível no site do Jornal CIDADE.

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181