URUGUAIANA JN PREVISÃO

Projeto de futebol feminino recebe inscrições

O projeto "Jogue como uma garota", que ofertará futebol feminino gratuito no Centro Esportivo Zona Leste (CEZL) está recebendo inscrições. O projeto foi elaborado e será ministrado pela professora de educação física Juliana Alves com o apoio da acadêmica Ligia Mayra e busca empoderar por meio da prática do futebol, meninas a partir de oito anos. Não há idade limite para realizar a inscrição. A atividade tem coordenação da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura (Smelc).

Por enquanto o projeto recebe inscrições, para que com a lista de interesse sejam elaboradas as turmas com seus respectivos horários e faixas etárias. As aulas devem ocorrer no sábado e a expectativa é que nas próximas semanas a mulherada já entre em campo. Interessadas devem procurar a professora Juliana no Centro Esportivo ou encaminhar pedido de inscrição pelo e-mail eujads@gmail.com. O e-mail deve conter informações como a data de nascimento, a escola e o turno que frequenta, além do endereço em que reside.

A professora Juliana Alves conversou com a nossa reportagem e comentou como surgiu a ideia. "Como eu trabalho no Centro Esportivo, as linhas masculinas são muito comuns e os horários são muitos diversos. A procura é bem grande, mas quando se refere a meninas acaba que uma ou outra começa no projeto com os meninos, e com o decorrer do tempo tu vê que a diferença de habilidades por causa do histórico já é bem maior, então elas acabam desistindo", explicou. "O projeto veio em uma hora que a gente pensou, 'bom que tipo de atividades a gente pode fazer para meninas para que não se sintam tão deslocadas?', porque é muito comum no esporte, falarem 'ah, isso é coisa de guri, isso coisa de guria'", completou. "Então conversando com a Ligia a gente pensou em ofertar o futebol. Vamos estudar juntas, porque apesar de ter tido aulas na faculdade, na prática é um pouquinho diferente", acrescentou.
Juliana ainda frisou que apesar de o Brasil ter uma jogadora de futebol como Marta, que acumula diversos títulos na carreira, o esporte ainda é pouco ofertado para meninas. "Esse ano é um ano de Copa do Mundo Feminina, e em Uruguaiana a gente tem a Celemaster. Acaba que as meninas vão lá e não entendem nada. O nosso objetivo é que elas vão lá, assistam e reproduzam", finalizou.


Muay Thai

Em breve também devem ser ofertadas aulas de Muay Thai no Centro Esportivo Zona Leste por dois voluntários: professor Rafael Fragoso e o aluno Vinícius da Silva. Está sendo aguardada a chegada de um tatame que foi comprado em licitação do município para abrir a lista de interesse e organizar as turmas. Em breve mais informações.

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181