URUGUAIANA JN PREVISÃO
16ª edição

Uruguaianenses se destacam na Travessia Torres Tramandaí

Larissa Vargas
Foto: Divulgação

Com o tempo de sete horas, 23 minutos e seis segundos, o morador de Uruguaiana Jerônimo Noronha dos Santos, de 33 anos, conquistou o terceiro lugar na categoria 30/39 anos na 16ª edição da Travessia Torres Tramandaí. A prova de 82 km aconteceu no último sábado, 25/1, teve largada de Torres e chegada na Barra de Imbé.

Santos, que é natural de Alegrete, mas mora em Uruguaiana há nove anos, ficou em 12º lugar na classificação geral na modalidade solo da prova. "Foi superação, dedicação e muita força de vontade. Vinha me preparando há meses para esta prova que sabia que seria desafiadora", contou a nossa reportagem em entrevista ontem pela manhã, 27/1. "Tinha noção do tamanho do desafio e encarei. Quero agradecer ao meu treinador Nidgie da Silva e a Movimento Assessoria Esportiva. Também gostaria de citar umas pessoas muito especiais: Grazielly Santos e Sameher Baja, que foram meus apoios fundamentais. Não há limites para um sonho, basta ir atrás", comemora.

Além de Jerônimo Santos, os atletas Mauro Elder dos Santos, Marlon Rosa e Euclides Fernandes também encararam o desafio de correr sozinhos os 82 km.

O recorde pessoal

Em 2019, Mauro Elder correu a TTT pela primeira vez e já foi no solo. Na ocasião, concluiu a prova em nove horas, 12 minutos e 13 segundos. Para este ano, a meta era diminuir o tempo, mas ele não esperava que conseguiria fazer o percurso em 53 minutos a menos, concluindo os 82 km em oito horas, 19 minutos e nove segundos. "Sensação de dever mais que cumprido. Valeu cada quilômetro treinado durante os quatro meses. Meu corpo e mente responderam na mesma sintonia", pontua. "Fatores adversos tivemos sol, vento contra nos últimos quilômetros e maré alta. Por diversas vezes tive que correr com a água próximo do joelho. Só tenho a agradecer aos meus apoiadores: Academia Soccer Fitness, Nutri Fit Center, Clínica de Fisioterapia Dr. Cheila Meinertz, o meu treinador Alexander de Los Santos e obrigado aos amigos e principalmente a minha família pelo apoio durante a prova e nos treinos", conclui. O atleta representou a equipe Guiar/Escola de Corrida e a DSL/Track Training.

Dor e superação

O atleta Marlon Rosa, da equipe Wolves, que assim como Jerônimo estreou na TTT, teve que "lutar" contra a dor física durante a prova, mas conseguiu conclui-la em 11 horas, seis minutos e dois segundos. "Próximo ao quilômetro 60 começou a doer o lado de fora do joelho direito e dor no meio do pé esquerdo. Tive que alternar com caminhadas e trotes leves, mas conclui o desafio em 11h. Agora é avaliar a lesão no joelho, recuperar e voltar a fazer o que eu amo, que é correr", avalia.

O desafio da noite para o dia

Já Euclides Fernandes, da Crazy for Race, decidiu da noite para o dia, literalmente, a correr no solo. Até então, o uruguaianense iria correr em dupla, mas seu companheiro desistiu na quinta-feira à noite, quando Fernandes embarcou rumo a Torres.

Esta foi a primeira vez que o atleta correu uma ultramaratona. Até então, o uruguaianense não tinha corrido mais que 42 km na Maratona de Porto Alegre, mas conseguiu, concluindo a prova e honrando o nome da sua equipe, que em português significa "Louco por Corrida". "Bah, coisa de loco, né, como os guris falaram, treinar para fazer 41 km e ir lá e fazer o dobro. Na hora só pensava que dava para completar, sem se importar muito com o tempo, já que tinha 12 horas para completar. O pessoal incentivou bastante essa loucura também", explica, entre risos. "Tive bastante câimbra na perna esquerda, e depois do km 60 eu corria uns 20 minutos e caminhava cinco, e fui fazendo assim até o final", comenta. O atleta concluiu a prova em nove horas, 21 minutos e dez segundos.

A prova também contou com participantes de Uruguaiana nas modalidades duplas e quartetos. Confira os resultados:




 

Imagens

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181