URUGUAIANA JN PREVISÃO
Teses e Dissertações

Secretaria de Futebol vai publicar obras do Prêmio Brasil

A Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT), por meio do Programa Academia & Futebol, lançou no ano passado o 1º Prêmio Brasil de Teses e Dissertações sobre a modalidade. O objetivo é fomentar a produção e a difusão científica sobre futebol, agora, ainda neste semestre, serão publicadas e distribuídas gratuitamente oito obras:

1. O Preço da Emoção: futebol, economia e torcer

2. A influência do contexto da família na formação de jovens atletas de futebol

3. Desequilíbrios musculares em jovens atletas de futebol: efeitos do treinamento de força

4. O futebol e os futebolistas do futuro: análise do currículo presente na formação de futebolistas de alto rendimento a partir de um estudo de caso

5. Legados de Megaeventos: Arena Corinthians na perspectiva do Turismo Esportivo

6. Futebolização - identidades torcedoras da juventude pós-moderna

7. O grande palco futebolístico: ambiência, memória e ressignificações do Maracanã

8. Redescobrindo o sentido do jogo: uma etnografia da cultura futebolística no mirante esporte clube

Com a implantação dos centros de pesquisa em futebol e defesa dos torcedores em universidades e institutos federais em todo o Brasil, as primeiras edições da coleção Academia & Futebol também começam a ser lançadas e distribuídas, tanto em forma física quanto online.

Além disso, como resultado da parceria com o Instituto Federal do Ceará, foi publicado o livro "Gestão do Futebol: perspectivas e desafios para o futuro". A obra, organizada pelos professores Emannuel Carneiro, Kleber Ribeiro e Ary Rocco Junior, é formada por 12 artigos de pesquisadores de diversos estados do Brasil e de outros países, como Argentina e Portugal. O livro traz temáticas como gestão de pessoas, governanças, finanças, comunicação e marketing em organizações esportivas promotoras do futebol, e está disponível gratuitamente neste link.

A partir do Termo de Execução Descentralizada firmado com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), estão também em processo de edição um livro e uma cartilha sobre o futebol feminino. A obra "Futebol de Mulheres no Brasil: Desafios para as políticas públicas" foi organizada pelas professoras Mariana Zuaneti Martins e Ileana Wenetz, e tem a participação de 25 autores, com reflexões sobre o futebol feminino no Brasil.

Já a cartilha pedagógica "O futebol é delas" foi organizada pelas professoras Mariana Zuaneti Martins e Maria Eduarda Erocher de Figueiredo. Ela será distribuída gratuitamente nas escolas públicas do Espírito Santo, estimulando a discussão e a participação das meninas nas aulas de educação física.

Para ter acesso ao material, entre em contato com a SNFDT pelo e-mail snfdt@cidadania.gov.br.


Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181