URUGUAIANA JN PREVISÃO
Demandas

Conferência Estadual visa a criação de projeto de lei do esporte no RS

Foto: Divulgação/Sel

A abertura oficial da Conferência Estadual de Esporte e Lazer, que ocorreu na sexta-feira, 23/10, de forma online, iniciou com a primeira Conferência Regional em Pelotas, das seis programadas em regiões do Estado.

A iniciativa da Secretaria do Esporte e Lazer (Sel) tem como objetivo discutir com a comunidade gaúcha as formas de planejamento, organização e execução de diretrizes das políticas públicas municipais e estadual do RS no segmento esportivo. A etapa estadual da conferência, que ocorrerá em junho de 2021, reunirá todas as demandas regionais discutidas nas etapas anteriores e compor a redação final, que resultará em um projeto de lei do esporte no RS.

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o governador Eduardo Leite, o titular da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), Francisco Vargas, e o coordenador da assessoria técnica da SEL, Marcelo Gigoski, falaram sobre o funcionamento e os objetivos do evento.

Na abertura da regional em Pelotas, o titular da Sel disse que falar do esporte é uma questão complexa. "Muitos benefícios são produzidos pela prática do esporte, que é responsável pela saúde física e mental dos indivíduos. O esporte também é sinônimo de educação, socialização, aprendizado e inclusão. Além disso o esporte é um importante instrumento no combate à drogadição e, consequentemente, na ressocialização dos jovens. Finalizando, com a realização das seis conferências regionais teremos embasamento para elaborar uma política de estado para o esporte no Rio Grande do Sul, a qual será transformada em projeto de lei", destacou Vargas.

Os assessores técnicos da Sel, Marcelo Sousa e Fernanda Makvitz, explanaram sobre Esporte Educacional, Rendimento e Participação e Paradesporto e Idosos. Esses eixos temáticos também serão abordados nas outras cinco conferências que vão ocorrer nos seguintes municípios: Santa Maria, Erechim, Santo Ângelo, Caxias do Sul e Novo Hamburgo, até março de 2021.  


Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181