URUGUAIANA JN PREVISÃO
Mapeamento

Pesquisa traça perfil do profissional da dança no RS

Foto: Divulgação

2021 foi o primeiro ano do Mapeamento da Dança do Rio Grande do Sul. Lançado em 2020, o levantamento tem o objetivo de reunir dados para análise da cadeia produtiva da Dança no Rio Grande do Sul e traçar um perfil do setor no estado.

Os dados preliminares mostram que há uma concentração de trabalhadores do segmento em 10 cidades gaúchas e faz um recorte econômico e social destes profissionais. Pesquisa preliminar mostra os impactos da pandemia no setor.

O Mapeamento é fruto do trabalho de 19 instituições que representam o setor da dança no Estado. Até o momento, a pesquisa indica a presença de profissionais da dança em 96 cidades de todas as regiões do Rio Grande do Sul. Destes, 63% estão concentrados em 10 municípios.

Conforme o levantamento, mais de 70% dos profissionais do setor são do gênero feminino e 46% atuam, exclusivamente, na dança como atividade profissional. Do ponto de vista econômico, cerca de 30% dos trabalhadores vivem com um ou dois salários mínimos. Sobre os impactos da pandemia no setor, o levantamento mostra que 85% foram capazes de se manter em atividade, realizando lives, formação, participando de festivais e outras ações relacionadas com a dança.

O Mapeamento é uma demanda da comunidade da dança do Estado e foi indicada como necessidade no Plano Setorial de Dança, de 2014 e no Plano Estadual de Cultura, de 2015. É possível acessar mais Informações pelo site ou enviando um e-mail para mapeamentodancars@gmail.com


Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181