URUGUAIANA JN PREVISÃO

Projeto da Biblioteca Pública do Estado propõe adoção e restauração de livros

Foto: Vera Pinto

Biblioteca Pública Recuperando a Memória" é o projeto da Biblioteca Pública do Estado (BPE-RS) de arrecadação de recursos para o restauro de algumas obras de seu acervo, que caracterizam a história gaúcha. Qualquer um - pessoa física ou jurídica - pode participar, doando um valor estabelecido, recebendo um Ex-Libris - selo com o nome do adotante no livro recuperado - como reconhecimento à contribuição na cultura estadual. São aproximadamente 70 obras, na maioria das vezes antigas e esgotadas, que as torna importantes por resguardar a memória do Rio Grande.

A reparação é feita por empresas privadas e os valores variam conforme o estado de conservação/deterioração da peça a ser trabalhada. Os interessados devem entrar em contato com a instituição pelo e-mail bpe-rs@sedac.rs.gov.br, para escolha do título desejado. Feito isto, a obra é avaliada e é repassado o orçamento. O valor estipulado pelo Atelier de Restauro deve ser depositado na conta da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado, seja pela metade ou valor integral, para que se inicie o processo. Após concluídas estas três etapas, a publicação irá para a empresa, demorando, em média, de um a dois meses para ser restaurada e entregue à biblioteca.  

Informações sobre o assunto podem ser obtidas com Fátima Francisco, no Setor RS, pelo telefone 3225-9619 ou com a diretora Morgana Marcon, pelo fone 3225-9426.

Com informações da Secretaria Estadual de Cultura. 

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181