URUGUAIANA JN PREVISÃO
cinema

Cinco papéis importantes de Jack Nicholson, um dos maiores atores do cinema

Com 12 indicações ao Oscar e três estatuetas, o ator completou 84 anos neste mês.

Rolling Stone
Foto: Divulgação

John Joseph Nicholson, mais conhecido como Jack Nicholson, é considerado um dos maiores atores da história do cinema. Além disso, é cineasta, produtor e roteirista, e nasceu em Nova York, EUA, há 84 anos, no dia 22 de abril de 1937.

Nicholson cresceu acreditando que os avós eram, na realidade, seus pais. Quando bebê, a avó pediu para cuidar dele no lugar de June, de 17 anos, para ela continuar a carreira de dançarina. Com isso, o ator acreditava ser irmão mais novo da verdadeira mãe.

A revelação demorou muito e veio de maneira trágica. Nicholson descobriu em 1974, por meio de um jornalista da Time, quem estava escrevendo uma matéria sobre ele devido ao lançamento de Chinatown. Na época, os verdadeiros avós e a mãe já haviam morrido, e o ator acabou não descobrindo quem era o próprio pai.

Mesmo com o grande drama familiar, Nicholson nunca saiu dos holofotes ou se afastou da carreira. Foi nomeado ao Oscar 12 vezes - sendo o ator mais indicado do sexo masculino - e levou três estatuetas para casa. Carrega junto a Michael Caine o título de serem nomeados nas categorias de atuação em cinco décadas diferentes: 1960, 1970, 1980, 1990 e 2000.

Para comemorar o aniversário de Jack Nicholson, relembre cinco papéis importantes na carreira dele:

Chinatown (1974)

Jack Nicholson deu vida a Jake Gittes na produção Chinatown (1974), de Roman Polanski. O filme sobre um detetive particular com a missão de descobrir um caso extraconjugal foi inspirado pelas guerras da água na Califórnia, EUA. Tornou-se um clássico do cinema e foi indicado em 11 categorias do Oscar 1975.

Um Estranho no Ninho (1975)

Um Estranho no Ninho (1975) é considerado pela American Film Institute um dos melhores filmes estadunidenses já feitos, e deu a Jack Nicholson, em 1976, o primeiro Oscar de Melhor Ator. Na produção de Milos Forman, o ator interpretou Randall McMurphy, quem vive em uma clínica psiquiátrica e lidera os outros pacientes em uma rebelião contra a opressão exercida pelos enfermeiros.

O Iluminado (1980)

Jack Nicholson é muito lembrado pelo papel de Jack Torrance, no clássico filme de terror de Stanley Kubrick, O Iluminado (1980). A produção conta a história de um escritor que aceita um emprego como zelador em um lugar isolado, o Hotel Overlook. Com o tempo, Jack torna-se cada vez mais louco e a própria família corre perigo.

Batman (1989)

Mostrando como pode ser versátil, Nicholson entrou para o universo dos super-heróis e interpretou Coringa em Batman (1989). O ator não ficou ofuscado pelo herói, e acabou tendo muito mais destaque e roubando a cena da produção. O filme de Tim Burton chegou a ganhar um Oscar de Melhor Direção de Arte e é querido pela crítica e público.

Melhor é Impossível (1997)

Ao dar vida a Melvin Udall, escritor obsessivo-compulsivo em Melhor é Impossível (1997), Jack Nicholson ganhou o terceiro Oscar de atuação. Além disso, o longa recebeu a estatueta de Melhor Atriz para Helen Hunt.


Imagens

Sobre nós:

Credibilidade na informação regional e a força de um dos precursores da informação em Uruguaiana. Você também está convidado para fazer parte dessa história.

Telefone: (55) 3402-2782
Endereço: R. Duque de Caxias, 2247 - Centro, Uruguaiana - RS, 97500-181