Plano de contingência deve ser anunciado até terça-feira, diz Alckmin
Cultura
Festa Campeira Internacional resgata cultura gaúcha após 15 anos

Divulgação/CTG Sinuelo do Pago - A festa também promove o 1º Sinuelo em Dança, incentivando a inclusão social e o intercâmbio cultural por meio das danças tradicionais, poesia e canto. O público pode vivenciar a cultura do campo com gastronomia típica e estrutura típica das estâncias.
Está ocorrendo, desde a quinta-feira, 7/8, a 41ª Festa Campeira Internacional de Uruguaiana, no Parque Agrícola e Pastoril, retomando uma tradição interrompida há 15 anos e promovendo um amplo resgate da cultura campeira e gaúcha. Organizada pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sinuelo do Pago, a festa reúne provas campeiras, apresentações artísticas, concursos culturais e shows, celebrando as raízes do campo e a identidade regional.
A programação campeira inclui provas de laço bagual, gineteadas, rédeas, paleteada, laço dupla, taça em dupla, laço prenda e categorias como pai e filho, guri, piá, vaqueano e veterano. Os participantes concorrem a troféus e premiações em dinheiro, valorizando a tradição da lida campeira.
Além das competições, ocorre o 1º Sinuelo em Dança, com concursos de danças tradicionais gaúchas, dança de salão, poesia e canto. Aberto a entidades filiadas ao MTG e escolas locais, o concurso estimula a inclusão social, o intercâmbio cultural e a valorização dos costumes regionais.
Historicamente, a Festa Campeira de Uruguaiana foi um marco na cultura rural do interior do Estado. Criada pelo CTG Sinuelo do Pago na década de 1970, em um momento em que as festas campeiras ainda eram incipientes no Brasil, a festa sempre integrou patrões, peões e famílias das estâncias, valorizando a convivência no campo, a culinária típica preparada pelos fogoneiros e a cultura campeira em seus aspectos sociais e esportivos.
Os acampamentos no Parque Agrícola e Pastoril reproduzem o ambiente das estâncias, com galpões, costumes e gastronomia típica, garantindo uma experiência autêntica aos visitantes. O evento é aberto ao público, com ingresso a R$ 10 e estacionamento a R$ 20 por veículo.
A programação artística traz shows de grandes nomes da música regional. Neste sábado, 9/8, Jorge Guedes e, no domingo, 10/8, é a vez de César Oliveira e Rogério Melo.
Deixe seu comentário